sábado, 22 de maio de 2021

França(et al):a Amazônia é dos brasileiros

 

Nem preciso repetir o que tenho dito estes anos todos:o Brasil está em perigo!A Amazônia está em perigo!Tenho colocado carradas de argumentos e fatos politicos e históricos que eu não vou rememorar aqui:basta ir nos artigos anteriores.

Mas agora um fato novo e inserido em toda esta questão surgiu no noticiário desta semana:a França,através de seu presidente aguado Macron,afirmou que a Amazônia não é só dos brasileiros,naturalmente alegando ser isto é só uma metáfora e que os que alardeiam perigos como eu são meros catastrofistas e aproveitadores de escândalos.

Mas de metáfora em metáfora a história está cheia de exemplos de que de uma hora para outra ela pode se transformar em uma realidade infernal e triste para o nosso país,que seria ,provavelmente reduzido a escombros ,sendo desmembrado.

O Brasil não é ainda um país totalmente unificado.Quando disse isto há anos atrás no antigo PPS,fui repelido entre risos.

Mas um país unificado é aquele que tem uma população socialmente(não racialmente)homogênea.É um que tenha fundamentos sócio-politicos básicos aceitos pela média ética da população(por isso são fundamentos).É um país preparado para se defender,com uma doutrina de defesa sólida.

O Brasil é o país do cada um por si.Ele paga deveras pelo seu passado e padece da falta de uma sociedade civil organizada.

Ainda mais:com os dois últimos governos está totalmente dividido com a classe média e operária separados.

Ele está prontinho para perder a Amazônia e não ter unidade para lutar.

Em um artigo próximo passado eu disse que os chineses deveriam indenizar os povos por esta pandemia ,mas depois,pensando bem,aventei uma hipótese bastante perigosa para esta situação toda:de repente os chineses deixaram isto acontecer e estão esperando que alguém faça este tipo de acusação e reivindicação,para que eles,que já estão aqui no nordeste brasileiro,por principio de isonomia e reciprocidade,exijam a internacionalização da Amazônia.

Talvez a direita pense que a relação com os Estados Unidos seja um anteparo para esta “ invasão chinesa”.A presença de um democrata como Biden não põe em risco este alinhamento porque antes de qualquer coisa um presidente estadunidense vê o interesse do país dele.

E com a aliança da Rússia de Putin com a Venezuela,nós estamos cercados.Maduro fez o mesmo que Stalin na coletivização forçada:matou de fome um setor da sociedade(no caso dele a classe média)e para ganhar estabilidade, a obteve de uma superpotência que tem interesses na região.Um dia eu vou escrever um artigo sobre esta coletivização forçada.A da Venezuela e a da URSS.

A intervenção na Bolivia vai no caminho desta presença da Rússia nesta parte do mundo.

A doutrina militar brasileira está afinada com isto.Ela incorporou estes fatos,mas o que eu disse sobre a pandemia e a Amazônia é uma hipótese a ser pensada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário