sábado, 15 de maio de 2021

O que é ser bom?

 

Porque eu sei que sou boa pessoa


Oscar Niemeyer considerava Nietzsche modesto,mas em sua(de Nietszche) autobiografia “Ecce Homo”,ele intitula alguns de seus capitulos assim:”porque sou tão inteligente”;”porque escrevo livros tão bons”.Tirante a ironia do filósofo,há um tipo de contradição entre as pessoas que se consideram boas e aquelas que não,porque qual o critério do bem?Do bom?

Os antigos eleatas se referiam ao bem e ao bom como um principio de justiça,que por sua vez tinha a ver com a harmonia perfeita do mundo.Para eles seguir este modelo de proporção e identidade era o caminho do bem.

Com o tempo fica claro que esta concepção é limitada e justificativa de certos interesses de poder.Porque o mundo é cheio de injustiças e imperfeições,que nenhuma concepção modelar pode evitar.Somentes os modelos comportamentais elaborados pelos homens têm como pretender modelar e ,pelo menos,diminuir estas imperfeições.Mas mesmo eles dependem de certos condicionantes.Como vemos, para manter o prumo na vida é como atravessar um pântano.

Contudo não há que se aceitar o relativismo moral e ético ao qual muita gente sucumbe .A luta para atravessar a areia movediça é algo que transcende este relativismo.Contudo o oposto,a ideia absoluta,a crença de que seu modelo é o único que vale,não tem lugar.

A passagem consciente por sobre as vicissitudes da vida é premeada também por valores,limites e conceitos importantíssimos para não afundar.

Algumas pessoas(aí pelas rádios)cismam que o seu modelo corresponde ao mundo todo,ao tempo passado,presente e futuro e se sentem no direito carimbar a bondade dos outros,de maldade,porque não encaixam.

Cristãos,comunistas(alguns),fanáticos,dogmáticos de toda ordem não entenderam até hoje,com todas as demonstrações em contrário, que não há como abracar o mundo com as mãos e que o mundo não é aquele que se apresenta diante da ponta do nariz.E nem ele gira em torno de nós,nos levando à tontura.

Anda tem gente ,em pleno século XXI,que acha que só é possível ser bom se seguir a Cristo ou a religião.Se seguir a ideologia ou outro modelo qualquer ,que esconde acima tudo,a ignorância(mas também mau caratismo de achar que só o que é seu é que tem valor) de quem o escolhe e segue(ou elabora).

A pessoa se vitimiza e s e torna invulnerável.Como encontra interesseiros ,que se juntam à sua vitimização, o alfa se reune para oprimir aquele que é bom,mas tem outro ponto de vista.

Que eu saiba tem dois sacerdotes no Brasil que seguem a Cristo e estão sofrendo processos ,um por corrupção outro por pedofilia,um no Mato Grosso, outro(emérito)em Salvador ,Bahia.

Ser bom significa lutar para encontrar os limites na vida que nos dão sentido.

Eu não estou abaixo de ninguém.Não sou melhor do que ninguém,mas não estou abaixo de ninguém.Mas estou acima de alguns(Hitler,Stalin,o Rei Leopoldo,Torquemada[seguidor de Cristo])porque vou para o cemitério sabendo a diferença entre jogar uma criança em forno crematório e tirá-la de lá.

Aliás eu ajudei pessoas ao longo da vida,nunca recebendo reconhecimento,pelo menos.Mas continuo sendo do bem(com Cristo inclusive).

Nenhum comentário:

Postar um comentário