terça-feira, 22 de junho de 2021

Minha interdisciplinaridade

 

Como continuo sofrendo críticas e acusações a respeito de minha capacidade interdisciplinar de tratar de muitos assuntos,vejo como necessário responder mais uma vez,um pouco a contragosto,porque já explicara isto em muitas outras ocasiões passadas.

Além das explicações já dadas por mim sobre a impossibilidade de se estudar certas disciplinas sem outras ,fundamentais e sobre o caráter naturalmente interdisciplinar das chamadas ciências humanas,quero afirmar que existe um tipo de procura que é inevitavelmente tão interdisciplinar quanto estas referidas matérias:a utopia.

Eu sou que nem Marx e outros utopistas, que no seu cotidiano pensam sempre em como tirar a humanidade deste inenarrável sofrimento em que se encontra na maior parte da história.

As reflexões que faço em meus textos e artigos buscam fundamento nos saberes que ajudam em última análise a consecução deste objetivo.

Mas eles se interconectam como uma unidade legítima.Há diversas formas de interdisciplinaridade,mas uma delas é aquela que conduz à utopia,ou,pelo menos,a apresenta e lhe serve de base para a luta.

As ciências sociais,a compreensão epistemológica das ciências em geral e naturais em particular.Politica naturalmente,não só como teoria,mas como perfis dos politicos,psicologia social.Mas tudo,sob a óptica do conhecimento(inclusive a arte)serve ao propósito teórico-prático de obtenção da utopia.

Esta é a interdisciplinaridade que me toca,que me informa.Esta é a que eu sigo e penso que cada pessoa que busque o mesmo sonho deva escolher as partes constituivas dela,segundo as suas aptidões,interesses e temperamento.Em próximo artigo eu vou explicar como estas partes se escolhem,se interpenetram e se são inevitáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário