domingo, 14 de novembro de 2021

Porque o ortodoxo de esquerda não me entende

 

A questão é filosófica e tem a ver com o problema do monismo.Como sempre todo materialista é monista e entende que existe uma adequação absoluta entre a linguagem a realidade e nesse sentido ele só vê o seu lado como aquele capaz de superar os problemas que a sociedade apresenta.Outro pensamento é sempre um risco e não uma contribuição ou um acréscimo e só o é neste último caso se confirmar aquilo que já está fundamentalmente no modelo presente na cabeça dele. É aquela visão que eu já demonstrei usando a Revolução Francesa e seus descaminhos.Com a derrota da Revolução,em termos, todos os movimentos sociais procuraram o modelo que fosse capaz de superar o vazio subsequente ao terror e à reação termidoriana.

A partir desse momento todos pensaram que um modelo único, só uma causa única encontrada pelo pensamento e pela ciência pudesse dar essa resposta definitiva,mas isto tudo são ilusões.

O marxismo,como o racismo e todos estes ismos dos últimos duzentos anos não foram capazes de dizer como a sociedade funciona e mudá-la para melhor.Esta luta,esta procura,prossegue e eu,aqui , dou a minha contribuição.

No meu modo de entender o que explica a sociedade é a sociologia,não o marxismo.

Eu não estou repetindo o erro dos meus críticos aí:eu não estou dizendo que o modelo explicativo da vez é a sociologia,mas que ela se formou como ciência,indo além da condição de teoria.

E no caso especifico da filosofia,de dizer que Marx não entendia muito bem de filosofia(seguindo Edmund Wilson e outros),não estou,com isto,dizendo que deve se colocar Heidegger no lugar de Marx.Estou dizendo que isto traz consequencias para o pensamento de Marx e o inviabiliza em grande parte.Ele pode ser recolocado,em outras bases,como propôs Habermas,mas tem estragos sim.

Os meus críticos não conseguem sair disto aí:não existe dialética objetiva,do Ser,não existe.Isto põe o Capital em xeque,a verdade é esta e o marxismo,de Marx e dos seus seguidores,está em dificuldades,no minimo.

É incrivel que no Brasil ainda não se tenha esta atualização.Estas coisas,estas discussões estão ultrapassadas na Europa há décadas.Se eu conseguisse atualizar o Brasil eu já ficaria feliz,mas pelo que vejo,vai demorar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário