sexta-feira, 13 de maio de 2022

Lula seguiu meus conselhos direitinho

 

mas ainda falta

Os “conselhos” que eu dei aqui ao Lula,para vencer o ogro,tiveram repercussão e tudo vai pelo que eu achei melhor:uma aliança com o centro;a preocupação prioritária com o Brasil,mostrando que o politico brasileiro tem que priorizar o Brasil;uma preocupação com os pobres.

Muita gente da esquerda radical ataca a aliança com Alckmin,que tanto disse de ruim de Lula no passado,mas como eu disse muitas vezes , admiro um politico sabe separar a questão pessoal da politica.Aprendi isto com Prestes.

Quando Lula propõs Dilma sabia que teria que colocar alguém muito forte na vice-presidência.O erro foi dele.Mas agora ,sendo ele uma cabeça de chapa forte,o vice é alguém que não o é tanto para pender o governo para a direita,se Lula não estiver mais aí.Não há perigo nenhum como os radicais profetizam.Havia mais na chapa Dilma/Temer como se revelou depois.

Eu preferia,como disse inúmeras vezes ,a terceira via ,mas hoje o problema politico mais importante do Brasil é retirar este ogro da cadeira de Presidente da República.

E aí entram algumas considerações que já fiz em outros artigos.É lógico que toda a atividade do Presidente é provocar as condições para um golpe de estado,já deflagrado no final do ano passado.Na ocasião disse que uma vitória acachapante de Lula era importante para evitar este golpe e fundamental para ajudar Lula,no caso de vencer a eleição,a diluir esta direita,que vai sobreviver ao atual Presidente.Esta é uma das tarefas futuras do presidente Lula,mas eu vou abordá-lo mais pra frente.

Outra consideração importante,mas conectada com a anterior é que para obter esta vitória acachapante há que ter os votos da classe média,que vota em Ciro.

Eu faço um apelo à classe média e ao candidato Ciro Gomes para entender o significado desta eleição:Ciro entra nesta disputa como se fosse uma eleição comum,normal,mas nós estamos numa quadra semelhante ao periodo de redemocratização.

Ciro não entende a moldura histórica em volta das eleições no Brasil,principalmente com esta polarização,que trouxe para o Brasil,comunistas e fascistas,enfim.Ele parece estar num eleição estadual comum.

No entanto já devia ter entendido que ele é potencialmente o candidato da classe média e que esta ficou de mal com o PT,a partir de Dilma.Se Ciro tivesse a compreensão histórica desta eleição,teria uma chance igualmente histórica de ajudar na superação democrática do golpe e de unir novamente a classe média com a classe operária,o que o habilitaria a ser sucessor de Lula.

Ciro tem um discurso inteligível só para a classe média.Se agisse assim teria condições de fazer um discurso nacional,tanto para esta classe como para a operária.Seria uma oportunidade de começar a superar a divisão no campo democrático,que propiciou a chegada desta direita e seria esta recuperação,esta reunião entre estas classes,a condição de destruir a direita definitivamente nos próximos anos.

Mas ainda falta um conselho para Lula:enfoque com mais frequencia o fato de que o PT conseguiu garantir aos mais pobres três refeições por dia,porque o desespero é grande e a esperança de sair deste sofrimento vai ser mais um impulso para uma vitória em primeiro turno,que nos tranquilizaria a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário