sexta-feira, 17 de junho de 2022

Lula e a classe média II

                                                             Estrutura de classes

Quem lê o dezoito brumário de Luis Bonaparte observa com clareza que nunca Marx se refere às classes como blocos inteiriços e nem as relaciona com a politica de uma forma puramente reflexológica.As classes são constituidas de subclasses,estamentos e grupos diferenciados.

Nós já discutíamos,na esquerda,o simplismo desta visão,mas ela continua muito forte ,inclusive na cabeça de professoras conhecidas e com doutorado.

Se é verdade que existem setores de classe média altamente elitistas,há outros que comungam das dificuldades da maioria miserável.

Ainda não vou colocar estes assuntos aqui,porque alguns fatos têm me chamado a atenção quanto ao crescimento de Lula na campanha eleitoral ,que já vai de vento em popa.

É,para mim,muito cedo para cantar vitória.Ainda acho que a maioria da população não está atenta à eleição.Estas pesquisas atuais são ainda de intenção de voto e na hora H ,na hora final da eleição com os ânimos acirrados,penso que a visão conservadora do povo brasileiro vai ressurgir.

Os últimos acontecimentos ,com as mortes na Amazônia, fazem parte a meu ver deste enredo de provocação,o qual pode favorecer este nacionalismo de direita,a nascer em volta da proteção da Amazonia.

Eu disse isto num artigo aí atrás e estou cada vez mais convencido de que a questão da amazônia já vai chegar,num tempo que eu não esperava.

Se o PT não enfrenter este problema pode perder a eleição.Lula anunciou preocupações de ganhar a classe média e vem fazendo isto,mas acho não ser suficiente e é muito duvidoso depois do que ele disse antes de ir para a lua-de-mel.

Uma ambiguidade terrível que vai ter consequencias na eleição,se não for mudada,contida.

Então eu espero ainda a reta final,para ver se esta implosão de Bolsonaro é real.E outro fator para mim mais preocupante é que a segunda linha deste governo assumiu protagonismo diante do STF.Agora são os generais que estão atacando as eleições e o stf.Mau sinal.Significa que independentemente do Presidente os generais podem dar o golpe de força.




Nenhum comentário:

Postar um comentário