domingo, 16 de abril de 2023

Lula acerta no multilateralismo


mas há perigos

A viagem de Lula à China foi importantíssima do ponto de vista politico e histórico.Quem ,como eu,conhece geopolitica,compreende e compreenderá porque.

Há algum tempo atrás eu falei na necessidade de Bolsonnaro fazer uma aliança com Putin.Ele foi à Rússia e eu disse que a reunião dele com o lider russo significava uma possivel e desejável aliança com este país.

Fui motivo de risos,por parte inclusive de radialistas politicos ai no Rio de Janeiro.Mas agora fica claro que a relação do Brasil com a Rússia é sim,quase,uma aliança.Uma aliança em grande parte inevitável para quem conhece,como eu,geopolitica.

Eu não dou palpite em nada.Eu pesquiso tudo sobre o que eu falo há mais de 50 anos e eu tenho 60 anos.Não dou palpite.

A doutrina militar brasileira,já na época de Bolsonnaro, consagrava a presença inevitável destes paises ,Russia e China ,aí no norte da América do Sul.

Quando Bush pai se referiu a esta região como “eixinho do mal”é porque a tendência atual já tinha se manifestado.E por quê?

Existem alguns problemas em toda esta questão ecológica atual.A mais premente delas é a da água.

Desde o século passado que a questão da água vem se tornando cada vez mais dramática.Agora também se soma a isto o fim esperado do petróleo.

O fato é que os recursos naturais,dilapidados só por ganância, estão escasseando e um dos poucos lugares onde estes recursos ainda são abundantes é este, supra referido:na Venezuela há o petróleo,que pertence ao povo pobre deste país;na Bolivia há um lençol de água sob o território e que pertence ao povo mais pobre da Bolivia;e há a amazônia brasileira,que contém recursos de água e bio-massa,os quais pertencem ao povo pobre do Brasil.

Antes deste quadro se formar,sempre foi essencial para os países da Europa esta região da América do Sul,do Atlântico Sul.

Também já expliquei:esta região ,bem como a do nordeste brasileiro .fecham o caminho dos Estados Unidos nos mares,que permitem a este país ter influência sobre a África e principalmente sobre o Oriente Próximo,através da Marinha.da mesma forma que o que garantiu o imperialismo britânico foi a sua marinha,a marinha dos EUA garante o seu ,porque pode ir a a qualquer lugar,imediatamente.

Ainda que os Estados Unidos tenham o canal do Panamá,tal não resolve senão o problema da influência dos Estados Unidos sobre a Ásia e esta é uma das razões pelas quais a China se junta à Russia numa aliança progressiva com o Brasil.

Quem interpreta os fatos políticos e históricos deve olhar os detalhes proque neles se vê muito da confirmação das teorias.Não é a toa que os Chineses voltaram a falar em tomar Taiwan e quebrar a hegemonia estadunidense no Pacifico.Esta visita e este fato estão interligados.

É a teoria de Ratzel,a da dominação dos mares,por oposição à teoria de Mckinder,do coração da terra:o centro geopolitico do mundo é a Rússia.Quem a domina ,domina o primeiro mundo e dá as cartas no mundo todo,mas quem domina os mares tem como se opor a esta dominação continental.

Se por acaso alguém dominasse a Rússia ,os Estados Unidos só teriam como se opor à sua hegemonia dominando os mares,tanto o pacifico quanto o Atlântico,Norte e Sul.

Ao longo das últimas décadas estas idéias vêm se confrontando e fundamentando variações.Mas com a crise ecológica,um outro elemento apressou algumas destas últimas e fundamentou o antigo desejo da China de retomar Taiwan(que é um desejo de sempre)e aproximou os chineses,bem como os russos, da região do atlântico, “embaixo” dos EUA.Neste contexto o Brasil,que sempre foi neutro ,sofre os perigos de ter que se engajar neste mundo de conflitos que o primeiro mundo apronta.Contudo não tem jeito e a postura multilateral do presidente Lula é a atitude correta diante desta aproximação.

Primeiro ela é inevitável,mas dependendo da estratégia nós teremos como manter o Brasil na mesma neutralidade humanitária de sempre.O ponto nodal aqui é a relação com os Estados Unidos,os quais têm reclamado como nunca se viu antes das ações do governo e é isto que se torna politicamente importante e histórico.

Mas neste caso é que entra aquilo que eu disse quanto a prever o que ocorre em termos geopoliticos:no século XIX,quando o Presidente Monroe lançou a divisa “a América para os americanos”,a Rússia e os paises da Europa sempre intentaram questionar esta hegemonia.Os russos chegaram a tentar tomar partes do território dos EUA,antes da corrida para o oeste.

Mas sempre estiveram de olho na América do Sul,com a expedição Langsdorf,na indefectivel amazônia e com a presença da austriaca Maria Leopoldina no Brasil.

No tempo do socialismo ,Lênin fundamentou uma linha de geopolitica,afirmando que “ a vitória do socialismo passa pela África”:o motivo é idêntico.

Quando os Estados Unidos quiseram tomar Natal,é a mesma coisa.Guevara querer lutar na África e depois na Bolivia,segue o mesmo desenho geopolitico.E Osama Bin Laden ,que tinha bases na triplice fronteira ,estava com um pensamento similar.

Nestes momentos atuais o Brasil está entre se aliar ou ser cercado por estas potências.O nosso problema sempre foi com os EUA,por causa do que dissemos acima,mas agora chegou a hora de criar uma confrontação apta a libertar o Brasil desta hegemonia.Estas alianças faltaram no tempo d e Getúlio e de Jango,ainda que este último o tenha tentado com a antiga URSS e a mesma China.

O que Lula está fazendo é dar continuidade a isto tudo,mas com a valorização dos recursos naturais ,a inevitabilidade se fez e a estratégia é evitar o cerco,fazer o desenvolvimento,com esta aliança ,evitando a impertinência dos EUA.

Mas é evidente que tudo isto não é um mar de rosas:estes aliados potenciais têm os seus interesses também e há que ter cuidado.Os russos têm a Europa Ocidental como local de expansão,mas a China tem dificuldades no Pacifico e já vem há muito tempo comprando empresas no nordeste.

Há teóricos que equiparam este avanço dos chineses no nordeste ao que os Estados Unidos fizeram com a Inglaterra na primeira guerra mundial.Para enfraquecer o imperialismo inglês e substitui-lo investiram em empresas britãnicas para depois se retirar.

Nós sabemos que os chineses usam a América do Sul e o Brasil especialmente para vender produtos imitados dos originais sem pagar taxas e tributações.A China tem mais interesses em todo o lugar do que os russos,porque ainda não possuem uma hegemonia completa onde querem:no pacifico.

Para nós isto pode ser ruim.Por outro lado,lembrando a frase famosa do politico republicano chinês Sun-yat-sen dando conta de que “ o destino da China está indossoluvelmente ligado ao da Rússia”,se esta aliança se consolidar,porque ela está se pondo,o Brasil não fica cercado.O que nós estamos vendo é um momento histórico ,que confirma estes vaticinios ,inclusive o do politico chinês.Mas aí o Brasil vai ter uma posição diferente.

O multilateralismo é um direito moral,politico e juridico:qualquer nação se relaciona com as outras não tendo que dar satisfação a ninguém.

Cabe ao Brasil enveredar pelo desenvolvimento,intentado antes por Getúlio e Jango,sem radicalismos e pretensões ditatoriais,agora protegido por alianças que evitem o intervencionismo estadunidense.É uma oportunidade histórica.

Mas VEJAM BEM,EU TAMBÉM SOU MOTIVO DE RISOS QUANDO DIGO QUE O BRASIL AINDA CORRE RISCO D E DESMEMBRAMENTO.A QUESTÃO DA AMAZÕNIA VOLTOU HÁ POUCOS MESES E ESTA SE TORNANDO MAIS E MAIS PRÓXIMA.

INUMERAS TENTATIVAS DE CONVENCER SETORES DO BRASIL EM ENTREGAR A AMAZÔNIA EM TROCA DE AJUDA,DE DINHEIRO,FORAM FEITAS E AS CLASSES ALTAS,QUE NÃO SÃO ARRAIGADAS,ACABAM POR ACEITAR ESTAS PROPOSTAS.

CONFORME EU DISSE ACIMA OS DETALHES NOS MOSTRAM PERIGOS E PROBLEMAS.ONTEM,SÁBADO ,UM DESEMBARGADOR DO PARANÁ RESSALTOU A SUPERIORIDADE CULTURAL DO SEU ESTADO SOBRE O NORDESTE (TODO).

É BOM INVESTIGAR ESTE DESEMBARGADOR PORQUE ELE PODE TER LIGAÇÃO COM SETORES SEPARATISTAS E NEONAZISTAS NO SUL DO BRASIL.NINGUÉM ME TIRA DA CABEÇA QUE ISTO NÃO É FORTUITO.

ATENÇÃO BRASIL,ATENÇÃO LULA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário