terça-feira, 11 de julho de 2023

Esclarecimentos sobre um artigo mais pessoal

 


Semanas atrás eu escrevi um artigo em que ,lá pelas tantas,dizia que “ não tive pai,mas camarada de partido”.Recebi muitas críticas : “não devia fazer críticas a um pai falecido”, “ele não tem como se defender”, “ não se critica os pais”, “não se deve expor a vida pessoal”.

Vamos por partes:dá para juntar as duas primeiras críticas e dizer que eu tenho analisado uma questão essencial do movimento revolucionário,que é o envolvimento das famílias,às vezes e não raro,à contragosto,com enormes prejuizos para ela.Esta questão é posta por Marighella no filme homônimo e eu tratarei deste tema em próximo artigo.

Eu,como citei no referido artigo anterior,vi um documentário da TV câmara(ou senado não sei)sobre crianças no olho do furacão,no qual os nomes dos ativistas e suas famílias não são escondidos sob pseudônimos.

Existem pessoas em outros documentários e neste em particular que escondem o nome e isto deve ser respeitado,mas a questão em si é muito importante de ser analisada e não há porque esconder os problemas relativos ao papel das famílias dos revolucionários e suas consequencias.

Jon Lee Anderson cita uma conversa entre Guevara e Nasser ,quando o primeiro já se preparava para o ato final de sua vida:Nasser perguntou porque ele pretendia continuar a revolução no mundo todo e Guevara teria respondido “porque eu estraguei duas famílias e não sei mais como construir minha vida senão na revolução”,no que é o reconhecimento de um problema psicológico dos revolucionários,politicos radicais e militares(como o capitão Rodrigo de “O Tempo e o Vento”):o não saber mais como dar sentido cotidiano à vida,uma forma talvez inconsciente de suicídio revolucionário.Atribui-se este problema a figuras como César e Danton ,que poderiam ter parado as suas atividades mas continuaram como sonâmbulos.

Esta questão é politica e não há porque se esconder:eu não escondo os danos que a relação com um pai “revolucionário” me causou e como sou atacado por causa destes danos eu tenho o direito de me defender.

O terceiro ponto “não s e criticam os pais” é uma balela proclamada pela igreja católica que manipula a família através deles.Todo mundo está sob o estado de direito,os pais ,os filhos,e quaisquer outras pessoas.

E se deve expor a vida pessoal quando ela apresenta um problema grave o qual tem que ser publicizado para prevenir os outros e servir de base para análises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário