terça-feira, 21 de maio de 2013

O 56 da Igreja



Embora tenha deixado o comunismo de lado e já ter afirmado que na nossa época não é mais possível pensar numa solução para a questão social  passando pela mediação da ideologia,é preciso ressaltar,que,salvo engano meu,somente o comunismo admitiu erros garves e crimes,como aconteceu,em 56,com o relatório Kruschev .Realmente não me lembro de nenhum movimento que,como  odos comunistas  ,tenha tomado uma atitude deste tipo e depois ter decretado o  seu próprio fim,com o “fim do comunismo”,de Achille Ochetto em 89.
Não quero aqui discutir estes fatos.O que eu quero é pensar como seria bom se todos os movimentos e poderes deste mundo tivessem a capacidade de identificar os seus erros a tempo de evitar as suas terríveis consequências(no caso do stalinismo não foi.no caso de 89 talvez...).
Dois casos me chamam a atenção:o do ocidente,democrático”,no caso da “coletivização forçada” de Stalin e a Igreja Católica.
A filha de Stalin,uma vez, afirmou,de forma irônica,que o seu pai realizou a industrialização da Rússia,vendendo o trigo da Ucrânia à Europa Ocidental,o qual foi obtido à força dos camponeses,que morreram de fome aos milhões.Ora, tal afirmação encerra uma crítica ao ocidente democrático,que poderia,se não o tivesse comprado,ter destruido o sistema stalinista,que só se consolidou com a “coletivização forçada”.Todos sabiam e quando o ocidente democrático acusa Stalin,usa-o,o diabo vermelho,para esconder a sua responsabilidade,por omissão.
Como seria olhar a religião católica constituida de santos como Francisco de Assis ou Clara,claus ou Rita de Cássia e não São Domingos,Torquemada e Júlio II.Em que medida se pode juntar pessoas tão díspares e dizer que a Igreja  é bondosa e piedosa?O que tem a ver o primeiro grupo com o segundo?Assim como as contradições corroeram movimentos,como o comunismo,isto não poderá ocorrer com a Igreja?
O que eu proponho é um 56 da Igreja.Que venha a público um Papa e faça como Kruschev,repudiando o segundo grupo e deixando,para sempre,o primeiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário