sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Leandro Konder






Ainda me lembro,quando  terminava o   meu  curso  de Direito,em  1985,de ter  ido assistir em  Niterói a uma  aula,como  ouvinte,de Leandro Konder,na  UFF.E também,de como fiquei aborrecido  quando  um  colega  que  estudava  no IFICS,não me avisou  da  defesa de  doutorado dele.
Isto tudo  não  abalou  a minha admiração por esta figura a  quem   eu tenho me  referido inúmeras  vezes aqui neste  blog( e continuarei  a me  referir),como  parte  do processo político  do  Brasil,visto pela óptica marxista,que na época era  a única para mim.
  falei  aqui sobre  o livro  “Conceito de Fascismo”  sua importância  na  polêmica  entre  os radicais e os comunistas.Não me referi,mas me  refiro  agora,ao livro  lançado  quase  na mesma época  “Marxismo  e Alienação”,no qual  ele  aventa idéias originais,sobre  a singularidade  dos homens,unindo Marx  a Levi-Bruhl.
Mas na  minha trajetória pessoal,o que tem mais  importância(não única),é que eu,como tantos(?)que  ainda  estão por aí,me formei dentro de um  conceito falso de”marxismo-leninismo”,criado  com  interesses escusos,por Stálin,distorcendo  o sentido original das palavras de Marx.Ele  e  Carlos Nelson Coutinho,trouxeram o verdadeiro marxismo,que nada  tinha  a ver com  o que  era defendido na URSS.
No livro  “O   marxismo  na  Batalha  das Idéias”,aprendi o que devia saber desde sempre,que podia  gostar de Marx,mas não precisava,por isso,aceitar  tudo  o  que  ele dizia.
Enfim  ,tais contribuições  ainda são úteis nos    dias   que correm,porque  a maioria esmagadora  de quem  é  de esquerda ,no Brasil,(incluindo  a Presidente da República),ou não  sabe ou sabe  distorcidamente,o  que é  o marxismo,fato que  seria sem importância  se  estas esquerdas  não  tivessem poder e não pensassem segundo estes  erros  de compreensão(e leitura).
De  modo que  a homenagem  que eu faço a Leandro Konder é uma advertência   quanto  a  este  descalabro,este  diletantismo,que sempre permeou  a esquerda brasileira  e que ainda   pode  se extender ao país,como  é próprio  de todo diletantismo,de todo  amadorismo,em qualquer coisa,mas também  em  política.
Obrigado professor.Se tivéssemos crença no além-túmulo,poderia dizer agora:quem sabe um dia  possamos continuar aquelas  conversas nas barcas de Niterói.



Nenhum comentário:

Postar um comentário