sexta-feira, 13 de abril de 2018

Marina


Anos atrás eu já tinha falado sobre o significado da possível(então)candidatura de Marina.E tinha fixado na questão nacional.Ela é a candidata,pelo menos até agora,mais habilitada a representar a nação,não esta ou aquela facção.
Contribui para isto o fato de ela ter relações com a religião,mas isto é uma faca de dois gumes( e não legumes):se por uma lado ela tem acesso à média ética da sociedade,por outro ela se confina,o que deve,neste caso evitar,com uma postura republicana e laica(a enfatizar).
Há muitos anos ouvi dizerem(talvez inimigos),que Marina é entreguista,não tendo concepção sobre a Amazônia e os “ Bens nacionais”.Ela defende,pó sua formação conservadora,casamento entre sexos diferentes,o que não quer dizer nada,porque isto não a impede de aceitar as mudanças do tempo(pelo menos ela não tem demonstrado agir contra isto).
Artigos pela internet afirmam que ela defende um projeto social-(-ista)liberal de direita,fato inédito no Brasil,porque isto nunca  foi nada.Seria um socialismo de direita.Mas estas afirmações  e acusações precisam ser contestadas  na exposição do programa recém lançado de sua candidatura.
Estou mais preocupado com a superação dos extremismos,com a nação,mas fico de olho nas possibilidades eventuais de isto se transformar em algo  igual ao que ocorre atualmente,à direita e à esquerda.
Até agora não tenho verificado verdade nestes ataques a ela não.Mas,botar mão no fogo por político...Continuo pesquisando e espero esclarecimentos ao ver o programa.
A candidatura de Joaquim Barbosa é também de se considerar.Contudo ele me parece inexperiente.Um político ,para ser Presidente da República,não tem que ter só “compostura”,como preconizou FHC,quanto a Lula,mas ser muito provado,durante décadas(talvez)na relação de negociação com os partidos e políticos.Mesmo porque o executivo não é uma instância ditatorial,mas de mediação com outros poderes.Marina se enquadra mais neste meu critério.
De qualquer forma,penso que é entre estes dois que está a “ Candidatura nacional”,para reconciliar o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário