quarta-feira, 4 de abril de 2018

O Golpe está madurinho


Todo o caminho traçado nestas linhas só se amplifica e se confirma.O general diz que a lei é para todos;o julgamento de Lula parece ameaçar a isonomia constitucional;Temer fica do lado do general.Há um susto geral diante do que o STF pode fazer.O STF que já se tornou muito mais instância política do que jurídica.
Na semana passada houve um entrevero entre Gilmar Mendes e Luiz Roberto Barroso.Gilmar “ insinuou” que o outro se beneficiava como advogado da presença no STF.Barroso retrucou no dia seguinte,dizendo que não atuava no seu antigo escritório,o que é verdade,parcialmente verdade.Quem atua no judiciário suspende a OAB e não atua.Mas quando volta obtém prestígio do mesmo jeito...Principalmente com clientes ricos.
Advogados da esquerda também são assim,é preciso ser equânime.Os que defenderam presos políticos tiraram dividendos políticos e profissionais destas atividades,mesmo que não tivessem cobrado dos seus clientes perseguidos.Todo mundo se locupleta com o que está errado.Só aquele que faz o seu caminho reto de trabalho é que sofre.
Mas os acontecimentos recentíssimos mostram que o golpe é,agora,uma fruta madura,prestes a cair.Esperamos que apodreça,mas tudo leva a crer que não.
E é como eu disse no artigo anterior:será um golpe em nome das instituições.Se Lula for absolvido haverá motivo.Se for preso haverá motivo também.Se correr o bicho pega ,se ficar come.
Anos e anos e a lógica da pobre democracia brasileira se repete,com ajuda inestimável dos erros da esquerda.Sabíamos que com tanta corrupção,com tanta desfaçatez,uma hora o desgaste da democracia e do estado de direito,se faria,como sempre.
Muita gente,como eu,votou,no PT  e em Lula,para ampliar os direitos sociais e fazer da democracia uma efetiva mediação de realizações sociais.
O que se viu foi uma pálida tentativa disto e uma absorção, por parte de PT e Lula,das práticas costumeiras do conservadorismo pátrio.E é como eu digo:quando você é honesto e o alardeia,tem que sê-lo,para sempre.Um corrupto que deixa de sê-lo(será raro?)se alteia,ascende,mas um honesto ,que faz o oposto,decai.Um corrupto que permanece como tal torna-se banal,mas um honesto que decai é um escândalo.Um escândalo aproveitado por quem quer ocultar as suas responsabilidades ou quer obter vantagens políticas,duas coisas interligadas.
Foram estas duas coisas que uniram O PT e Temer.Como tinham unido JK e Lacerda à Jânio;como uniram as forças do conservadorismo,em torno de Collor.Irresponsavelmente,Lula sabia do amadorismo e despreparo de Dilma e teve que aceitar Temer,como um meio de ligação com os partidos.Teve que aceitar desde o segundo governo,porque ficou refém dos conservadores,do PMDB,após o propinoduto.
Colocar,em nome de um esquema pragmático(corrupto),um fantoche e uma raposa como Temer,juntos é favorecer a raposa diante das galinhas,sopa no mel,para o “ profissional”.
Todos os golpes se parecem e o processo político brasileiro obedece a ciclos semelhantes.Estamos diante de um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário