domingo, 1 de julho de 2018

A manipulação


Nesta Copa,a Premier Ângela Merkel  pediu para que o Presidente eterno da Rússia protegesse as minorias,notadamente homoafetivas,dos ataques sofridos constantemente,com resultados fatais inclusive.
Quando era adolescente eu gostava de figuras intelectuais e artísticas sem saber das opções sexuais  delas,como Wagner,Jean Genet e sobretudo Pier Paolo Pasolini.E era parte da minha admiração (crítica sempre)sofrer com uma certa contradição em “ consumir” as suas realizações e saber que provinham de personalidades homoafetivas.
Criado na estupidez do machismo,que por sua vez,se “ baseia” nas concepções  cientificistas do século XIX ,que carimbavam nestas pessoas o anátema de doença desviante,eu não conseguia resolver este drama pessoal.
Foi só quando compreendi que a natureza não é um modelo do comportamento humano e que ela própria apresenta possibilidades outras de reprodução,” seguindo” o teoria da evolução,e que a busca da felicidade é legítima,mesmo num mundo em convulsão(embora não  haja contradição entre felicidade pessoal e coletiva),que mudei de opinião e diluí os meus pruridos.
Era o que deveria fazer Putin,criado nas mesmas balizas ideológicas que as minhas(fui comunista).No entanto ,elementos sobreviventes da ideologia do século retrasado permanecem, a infundir no pragmatismo dos políticos um descaso,senão pessoal,institucional,que é o que vale.
Um dos meus ídolos,proveniente deste país que eu admiro,Rússia,é Tchaicovsky,um herói da humanidade,produtor de beleza ,que sofreu com a repressão a vida inteira,até ser obrigado a  se suicidar,segundo historiadores recentes.

Sendo uma figura querida do czar  e numa época em que homoafetividade significava fraqueza,a aristocracia russa não podia imaginar tal proximidade que poderia “ sujar” a reputação do czar.Por isso um tribunal de honra teria exigido do grande compositor que se matasse.
Isso não impede Putin de usar esta figura extraordinária para promover o seu país e seu governo.No ano 2000,no jubileu da Rússia, o rosto de Tchaicovsky foi projetado em todos os lugares em tamanho colossal.Nas Olimpíadas de Inverno recentes,o mesmo.
Tal é o exemplo da completa manipulação que esta porcaria de política moderna realiza em todos os níveis,às claras,sem rebuços.
Lembra o modo como Hitler manipulou Wagner,que na Alemanha é tido como pederasta ativo em relação ao Rei Ludwig II da Baviera,que lhe presenteou com seu sonhado teatro “total”.Quando lhe perguntaram porque defendia  um autor homoafetivo,Hitler disse que não via razão para deixar de admirar o trabalho de Wagner só porque ele era assim(narrativa encontrada na biografia de Hitler por Joachin Fest);mas não fez nada para evitar os tormentos aos homoafetivos nos campos de extermínio...
Estamos em idêntico lugar ainda hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário