quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

A carne e os chineses

As noticias da alta da carne,por causa dos chineses,confirma o que eu disse semanas atrás:o jumento presidente trouxe para dentro do Brasil,através da Amazônia,o conflito sino-americano e ele começa atingir o Brasil.
De um lado Trump resolve taxar produtos brasileiros,de outro os chineses competem com o Brasil e o prejudicam.
Não consigo entender a doutrina diplomática brasileira,talvez militar,que justifique ter feito isto.Pedir aos Estados Unidos que apóiem o Brasil é ruim de toda a maneira,mas pelo menos é coerente com o que este governo pensa(se é que pensa).
Trazer estes dois países seria talvez algo bom se fosse para jogar um contra o outro e daí tirar vantagens para o Brasil,mas não dá para pensar assim diante do que ocorre.Estes dois países estão agredindo e forçando o Brasil,não o ajudando.
Não consigo ver como o Brasil vai obter algum tipo de ganho diante destas duas forçações de barra destes gigantes econômicos que ensaiam para 2012 um embate histórico decisivo,quando a China atingir o PIB dos Estados Unidos.
E logicamente ,o pior de tudo é que a Amazônia fica ameaçada,não protegida.Estados Unidos e China(bem como a Rússia)têm interesse na água e não só da Amazônia,mas da Bolivia.A crise que retirou Evo Morales derivou do fortalecimento da direita em seu país.A Bolivia tem um lençol de água em seu subterrâneo que aguça a cobiça destas potências.
È um jogo perigoso e irresponsável deste governo trazer para o interior da politica brasileira estas potências,que não se preocupam senão com elas próprias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário