quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Rede Globo ,Sagrada Família e outros temas

Recebendo na rua um Jornal da Igreja da Graça,li uma matéria sobre as discrepâncias entre os patrocinadores da Globo e os valores correntes da emissora.Nunca pensei que fosse ver a Rede Globo correr os mesmos riscos que outras emissoras tiveram ao longo da minha vida:Tv Tupi,Manchete.Morrem os velhos e aí tudo se esboroa.
Com o crescimento das igrejas evangélicas ,que possuem uma caapcidade muito maior de cooptação sobre o povo brasileiro,o mercado das televisões mudou em seus valores.
A liberdade sexual ,o “ american way of life”,a juventude ,que fizeram a Rede Globo,estão sendo superados pelo conservadorismo cristão,já acantonados em outras emissoras.Estas,há muito tempo vêm tentando acabar com o monopólio da Globo,idéia muito justa,porque ninguém tem o direito de dominar totalmente o “espaço público”.Mas o que virá com a quebra deste monopólio será melhor?
Na última vez que tratei deste assunto revelei que somente agora percebi as intenções de Cândido Mendes,no passado,de fazer uma aliança cristã entre os evangélicos e os católicos:era para sedimentar os valores cristãos conservadores diante da “ modernidade”.A modernidade é representada pela Globo.Sendo uma televisão fundamentalmente católica ,não poderia propagar os valores supraditos.E é aí que reside o esforço de cooptação da Igreja Católica ,para deixar de apoiar a Globo:mostrar a ela a contradição em que vive.Este é um dos motes de Damares e se e quando isto ocorrer a base social para um eventual golpe estará dada.
Por incrível que pareça as hostes democráticas dependem da Globo e de seu epigono,Sergio Moro, para evitar esta catástrofe.Por isto entendo que o ataque pessoal de Lula e do PT a Moro e à Globo favorecem à direita e ao golpe.
Os patrocinadores da Globo querem uma mudança de valores e isto ,de um jeito ou de outro acabará com a “ antiga” Globo:se essa negar-se a mudar corre o rsico de desparecer;se mudar não será senão muito diferente da record,no mínimo.
O procedimento de fazer a Sagrada Família parecer uma família moderna com todos os problemas deplorados pelos cristãos,vem de dentro destas fileiras mesmo,para provocar comoção e reunir os cristãos numa reação,como já está ocorrendo.

2 comentários:

  1. "...o ataque pessoal de Lula e do PT a Moro e à Globo favorecem a direita e ao golpe". A Globo e Moro são os fiadores da democracia brasileira? Mas, em que lugar estavam a Globo e Moro, em 2016, quando se aliaram, para dar um golpe na democracia? Do lado do povo e das instituições? Quem é o responsável por toda essa onda de imbecilidade contemporânea, recheada com inúmeros pitadas de tragédia, na medida em que demonizou a política e os partidos políticos, bases da democracia, para afastar o PT do poder?

    ResponderExcluir
  2. o que o Pt tem que fazer é se renovar reconhecer os erros e não desviar mais dinheiro.Se ficar neste personalismo do lula livre vai ajudar a direita que quer que o pt confronte pra ela se vitimizar e dar o golpe.Tadeu.

    ResponderExcluir