quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Análise de conjuntura

Sempre que os acontecimentos da politica se avolumam e precipitam não resisto a vir aqui fazer esta “ famosa” análise de conjuntura.
E me acostumei,acima de tudo,a notar certos fatos corriqueiros,que não chamam a atenção de ninguém ou parecem banais.
Dois fatos,neste sentido,avultam antes ,durante e depois do natal:o filmezinho mediocre da “ Porta dos Fundos” e os dois coquetéis molotov lançados sobre a produtora;e a tentativa do prefeito Crivella de ,no reveillon ,apresentar um show gospel,pedido denegado pelo tribunal de justiça do rio de janeiro,muito justamente,seguindo a constituição.
Vou começar por este último:ora,fica claro que este pedido se integra numa estratégia clara do prefeito evangélico de provocar uma reação mais do que esperada quanto a esta denegação:como não pode o prefeito envolver a sua condição pública num projeto pessoal que se coaduna com a sua escolha religiosa pessoal e não atacar os truques pelos quais os valores da rede globo,na sua promiscuidade com o estado que permitem a ela poder passar valores rejeitados pela maioria religiosa da população,como homoafetividade?
Dentro do princípio liberal que norteia os governos pró-bolsonaristas,quem não tem receptividade do mercado não deve usar o estado para reproduzir a sua mensagem e fazer um nicho.Ou,pelo menos,se isto vale para uma grande empresa televisiva,deve valer para o pequeno(como eu,por exemplo...).
Se não há direito de fazer um show gospel no reveillon a Rede Globo não tem o direito de passar o seu discurso,o tempo todo,só porque o estado o apóia.O estado,no sentido geral do termo:os contratos feitos pelos governos anteriores,que Bolsonaro quer cassar( e Crivella e Witzel).
O primeiro caso citado é semelhante:semanas atrás eu disse que que este filmezinho porcaria era uma provocação de dentro das hostes religiosas,mas não importa se eu estou errado ou certo em dizê-lo.Importa é que ele cumpriu o papel de provocar comoção nestas mesmas hostes.É mais uma tentativa de reunir o povo religioso em torno de uma causa que justifique um(o)golpe.
Nós estamos naquele momento de preparação da “ Marcha com Deus”.Se ela vier a ocorrer estamos fritos e é por isto que eu reitero ao centro,à centro esquerda ,à Ciro Gomes ,que preencha este vazio da democracia ,já que o PT e a esquerda radical,no seu bater de pézinhos,confronta Bolsonaro e o ajuda a criar o clima para o que ele quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário