terça-feira, 2 de junho de 2020

A culpa dos chineses II


Não acabou a pandemia,temo que mal começou,mas nós temos que pensar na continuidade e no futuro.No depois.Porque este depois haverá de prevenir esta tragédia anunciada outra vez.
Da China vêm as maiores pandemias dos últimos 100 anos,os maiores desastres ecológicos.Seja na relação de competição com os soviéticos,seja na atual com os estadunidenses.
O afã da China é o mesmo daquele que vem do século XVII,do racionalismo,que se tornou depois iluminista:produzir muito para distribuir bem-estar.Tanto a tradição comunista,que aparentemente,ainda orienta os chineses,como a do capitalismo adotam este principio,de acumular para distribuir,mas o que vemos é a reação da natureza ,em nossa era ecológica , contra este desarrazoado todo.
Muitos vão dizer que epidemias sempre existiram,mas em contextos localizados de extrema pobreza e falta de saúde básica,estes últimos ,conceitos construídos a partir destes séculos citados.
Hoje ,temos tudo,uma medicina extremamente evoluída,conceitos de proteção à saúde top de linha,mas o fato é que as epidemias são mais deletérias e constantes do que no passado.
E é este último aspecto que me interessa discutir:já não é a primeira vez que acontece na China uma gripe com uma letalidade imensa e isto ,pela teoria da evolução ,pode se tornar ainda mais grave se não houver uma contenção protocolar de procedimentos,capaz de evitar algo pior em futuro próximo.O próximo virus pode ser invencível,se é que este já não o é...
Aqueles que pensam que estou criticando apenas os chineses e o comunismo quero dizer que nós estamos diante de uma exigência de mudança de qualidade nas relações internacionais.O esforço dos comunistas chineses se dá no interior da teoria de que é preciso produzir para distribuir para toda a população e acabar com as classes,numa soceidade plenamente comunista.O sentido original do comunismo é este:quanto mais capacidade produtiva e controle dos meios de produção mais possivel é igualizar economicamente a sociedade inteira.Este é um dogma do comunismo,mas nos dias atuais haverá necessidade de uma parada,uma moratória que envolve esta competição EUA e China e o mundo todo,mas também o sonho de uma utopia sem classes.A utopia comunista fica para depois.



Nenhum comentário:

Postar um comentário