quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

O que está ruim pode piorar(e muito)

 

A eleição de Biden nos Estados Unidos lançou um clarão de esperança para todas as pessoas que têm uma preocupação social.E este clarão iluminou aqui no Brasil,pelo menos naquele momento.

Lógico que a História é consequencial,como nos mostra Helio Jaguaribe.Nada está pré-dado,muito menos o movimento.E cada momento do movimento apresenta uma realidade que não necessariamente pode ser totalmente prevista por um momento que lhe é anterior.O pensamento de Marx se esboroa todo aqui.Há sempre algo casual,algo não conhecido,uma possibilidade surpreendente.Quem não conhece isto não entende politica e história.

Lógico que o que viria depois confirmaria ou não os prognósticos de uma derrocada do atual governo de direita no Brasil.Os nãos superaram os sins,quero dizer ,os fatos subsequentes ,que jogariam um peso decisivo nesta derrocada,sobre um governo que ficaria mais isolado,depois da saida de seu patrono,não confirmaram o que se desejava.

A eleição de dois aliados de Bolsonnaro para o senado e para a câmara não só sepultou o impeachment,como consolidou a candidatura de Bolsonnaro para 2022 e com o uso da direita de um elemento do welfare state,o auxilio emergencial(que virá),o cimento da estrada para a reeleição estará fixado defintivamente.Eu nunca defendi o impeachment,porque colocaria os militares no poder.Tanto Bolsonnaro como os miliatres jogam com estes dois cenários:ou fica bolsonnaro ou ele sai e põe os seus patronos.

Continuo dizendo que Bolsonnaro é pessoalmente muito desqualificado individualmente para o cargo.Desde que entrou na politica pós redemocratização ele integrou um grupo que visava se defender de eventuais revanches da esquerda contra o então superado regime militar.Se esta defesa implicasse num projeto de poder,eles estavam preparados,quero dizer a entourage de Boslonnaro:os militares.Bolsonnaro é uma fachada.Impedi-lo de governar não é um meio de tirar a direita do poder.

A culpa do fracasso dos prognósticos é não só disto aí,mas também da ausência total da oposição,da esquerda,que eu espero estar elaborando alguma alternativa a esta catástrofe.Se não for assim o meu pior prognóstico de continuidade desta direita furibunda vai se confirmar e os efeitos serão os piores possíveis para o Brasil.

A esquerda,a oposição, só terão o momento da eleição para confirmar aquilo que certa vez o presidente Fernando Henrique disse:no Brasil o candidato presidencial que faz ventania é o que ganha.

Mas ele sabe que o que explica esta ventania é a sócio-psicologia:o povo brasileiro não é ideológico(embora ninguém escape totalmente dela),nem programático.Quando se identifica com uma pessoa,com alguma coisa;quando é mobilizado por algum acontecimento ele se volta para um candidato.

Não estou identificando o que a esquerda e a oposição podem fazer para criar este ventinho salvador:sem concepção para o Brasil,falha típica de quem,no caso delas ,só se preocupa com Cuba ,Venezuela e Evo Morales.

O futuro é macabro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário