sábado, 24 de julho de 2021

A ameaça do general

 

O que fazer diante de um general que ameaça a democracia?Tocar um tango argentino?Voltamos décadas após tanta luta e tanto esforço para defender a democracia.Os analistas interpretam estes arroubos como bons sinais:o governo estaria dando canto de cisne do voto impresso ou reconhecendo a derrota no ano próximo.

Eu deveria ficar calado como a maioria e acreditando nestas interpretações otimistas não escrever este artigo,mas eu não consigo deixar de ficar ofendido diante de uma desfaçatez destas:dar um golpe geralmente tem que ter um motivo extraordinário para se justificar.

Será que a última kombi dos comunistas,que já nem passa mais ,é este motivo?Ou será o movimento lgbtqI+(finalmente acertei)que vem para abocanhar as crianças das famílias?

A questão do voto impresso é só um pretexto,mas tem que haver um motivo mas forte por trás e não há nenhum,só o desejo de continuar no poder,como o PT queria,como o Collor queria,como se o Brasil fosse não uma civilização(cheia de problemas,mas uma civilização)mas um balcão de negócios para meia dúzia se locupletar.Este sim o verdadeiro motivo,que já o fora na continuidade dos militares em 66.

Onde fica o Brasil?Onde fico eu mesmo?Como cidadão onde ponho a minha angústia de querer ver os problemas do Brasil solucionados?

Nem é possível acreditar em algumas interpretações que dão conta de que o centrão está atuando para evitar o golpe.Na hora H o centrão decide ,segundo os seus interesses ,se é bom o golpe ou não.Nós não estamos mais na época da redemocratização.O pior do passado se junta com o oportunismo e fisiologismo de sempre.

Tudo isto vai contra aquilo que eu esperava:queria que houvesse uma tranquilização crescente,quanto mais a sucessão de Bolsonnaro ficasse clara para o lado democrático.

Por isto eu preconizava que a oposição,que não está governando os estados pudesse fazer esta luta,esta luta de Ulysses Guimarães em miniatura,mas não acontece nada.Eu até incluí o Presidente Lula,por pragamatismo politico,mas a atitude dele esta semana,apoiando Cuba,firmou aquilo que eu disse no artigo anterior:não é só o anti-petismo,é o anticomunismo.Lula despencou na popularidade.

Começo a ver que é possível que Doria assuma um papel de continuidade da democracia.Explico no próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário