quinta-feira, 1 de julho de 2021

Um problema adicional na luta contra bolsonaro

 

Uma questão que não pode passar despercebida em toda esta luta contra Bolsonnaro é que não aconteça aqui o que aconteceu nos Estados Unidos.Eu ressalto a necessidade de união contra Bolsonaro para exatamente evitar a tentativa de golpe que vimos nos irmãos do norte.

Acho que não haveria sucesso neste golpe e acho que a direita sabe disto,mas a intenção dela é não recuar daquilo que ela já conquistou nestes últimos anos e ,com um atrito forçado,manter a presença no cenário politico para um eventual retorno ou uma permanência no proscênio por mais tempo.

Por isto tenho insistido que na falta de uma terceira via segura é melhor alguém com capacidade eleitoral,que possa,dentro deste contexto acima,equacionar o problema o mais rápido possível para que a situação politica se normalize e o campo democrático já possa influenciar no estado das coisas,de modo a começar a superar os problemas que estão aí desde Dilma.

Se a vitória for muito magra os atritos e ruidos continuarão,por instigação da direita e seu lider.O campo democrático tem que demonstrar força para encerrar o mais celeremente esta fase triste da História do Brasil.

E para isto tem que colocar interesses pessoais e partidários abaixo das necessidades do Brasil.Pode parecer oportunismo,mas não é:dentro de certos limites evidentemente aquele que tiver condições de ganhar a eleição do ano que vem,com mais firmeza,com mais força deve ser o escolhido,porque assim se evitará ,por dissuasão democrática,que mesmo com a derrota,a direita crie um furdunço para obter algumas vantagens e possibilidades futuras de ressurreição.

Todos estes movimentos bizarros da direita,como o ressuscitamento do voto impresso,as provocações continuadas,são para já preparar o terreno para ruidos maiores no ano que vem.

Se não houver voto auditável,no entender dela,é que houve fraude e se houve fraude se justificam ações por fora da democracia para reparar a “ injustiça”.

É imperioso que a esquerda e o campo democrático entendam esta exigência histórica de vitória incontestável para mandar a direita embora em definitivo.

E é imperioso que a esquerda entenda que por pior que seja um governo Lula ou outro qualquer trará mais espaços de política do que estes que estão aí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário