quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Quem confiará na lei e no judiciário agora?


Após o que Moro fez e Toffolli, quem confiará no judicário e na lei no Brasil?Num país anômico,em que se luta permanentemente para que as leis funcionem e que o povo compreenda a necessidade fudamental de se normatizar para progredir ,o que estes juizes do supremo(do supremo)fizeram chega a ser uma volta à idade média ou à colônia.

A pura e simples manipulação politica substitui o referencial permanente que estabiliza as relações e favorece ao avanço.O predominio do poder de estado,ocupado por um grupo,no lugar da cidadania.A inversão de valores e de tarefas.

Cada um no seu quadrado é a regra formal da democracia e do estado de direito.

Pois Toffolli escarneceu diante desta regra e do povo brasileiro.Tudo o que aconteceu no passado ,a prisão de Lula,as horas de interrogatório,tudo,era o quê?Show,palhaçada,farsa ou tudo isto?Tudo isto por interesses politicos,que agora se sobrepõem aos fundamentos nacionais,os fundamentos juridicos nacionais.

Daqui para a frente as consequencias deste ato tresloucado se pereceberão ao longo do tempo.Aparentemente não haverá escândalo agora,mas subrepticiamente,desde que Moro “descobriu” o vicio no processo,a confiança do povo nas instituições,que já é pouca,acabou.

O guarda da esquina venceu.Quando o AI-5 foi decretado,o único que se colocou contra ele foi o vice-presidente de então,Pedro Aleixo.O Presidente Costa e Silva lhe perguntou se duvidava das mãos limpas do Presidente e ele disse : “das suas mãos limpas não,eu temo o guarda da esquina”.

Com esta decisão de Toffolli o guarda da esquina, o cotidiano anômico do Brasil ganhou,venceu.

As dificuldades de quem luta como eu,pelo direito,serão muito mairoes agora e o esforço do judiciário e das instituições também.

Como fazer com que as instituições se recuperam deste soco no baço?

É uma pergunta,que eu,como pesquisador,me coloco agora e conclamo outros a fazer e a tentar responder.


Nenhum comentário:

Postar um comentário