sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Adendo ao artigo anterior ou o Impasse

O impasse que opõe o Presidente Obama ao Congresso republicano nos Estados Unidos me inspira a continuar um pouco as reflexões que fiz no artigo anterior,porque,acima de tudo, vejo nele um paradigma dos nossos dias.
Desde a implantação das ditaduras na América Latina e desde a guerra fria a grande acusação que os setores conservadores fazem às esquerdas é que em nome de políticas,para eles,demagógicas,que visam supostamente melhorar a condição do povo,os governos de esquerda criam desequilibrios tais que acabam por destruir o sistema econômico das nações levando-as junto(justificando golpes).
Em certos casos isto é verdade,mas o fato é que nos últimos trinta anos vivemos sob uma nova forma de ditadura,a ditadura do orçamento,que favorece governos que só se preocupam com cortes para ,a partir de uma máquina eficiente(eficiente para quem?),vender a imagem de que as coisas têm que ser assim,porque assim manda a profissionalidade dos governos e a responsabilidade dos governantes.
Mas é fato também que a questão social,em todo lugar,não acabou,muito pelo contrário,ainda exigindo uma preocupação real dos governos e dos governantes.
Aqui no Brasil há um erro de compreensão que pode nos custar caro e eu já me referi a isto em outro lugar:não é fazendo empréstimos que se fomenta o crescimento,com  o crescimento do consumo,mas é fazendo reformas estruturais,principalmente na área de educação,para que o povo ascenda a bons empregos e possa,com salários melhores,consumir.
Nos Estados Unidos,o programa Democrata é mais estrutural e se este Partido quiser continuar no poder terá que radicalizar,aprofundar as reformas e é isto o que está acontecendo.
Obama precisa de recursos para implementar reformas sociais mais estruturais ainda,levando ao povo condições de crescimento e de consumo definitivos,a fim de garantir permanentemente o crescimento,que só isto poderá colocar capital nos cofres públicos e começar a ajudar a pagar o déficit perigoso de 13 trilhões,o qual deve ser diminuido em dois anos.Obama tem que fazer isto sem prejudicar os programas sociais do seu partido e isto é necessário  para diminuir a dependência dos Estados Unidos do complexo industrial-militar e da máquina externa imperial,que como queria Osama,poderia destruir os Estados Unidos.
Em que medida tal impasse é universalmente paradigmático?Todos os governos terão que reconhecer que por trás de tantas manifestações de liberdade  está o problema velho de guerra,social,que exigirá responsabilidade tributária e fiscal sem prejuízo dos investimentos.
Os governos conseguirão realizar este objetivo,equilibrindo as necessidades do povo com as responsabilidades orçamentárias?Quero dizer os governos progressistas e sociais?
O impasse nos Estados Unidos anuncia uma nova época.


Nenhum comentário:

Postar um comentário