sábado, 11 de agosto de 2018

Marina,a xoxa


O que avulta para mim neste primeiro debate entre os presidenciáveis foi uma certa falta de entusiasmo,digamos assim,de Marina.
Marina ficou nesta eleição,entre dois fogos,esquerda e direita, e por isso mesmo eu pensei ser ela a mais capaz de unificar a nação,discurso que está sendo manuseado por Alckmin(talvez ele e Fernando Henrique tenham aceitado as minhas sugestões aqui...).Mas se Alckmin fez um arco imenso de alianças que é ao mesmo tempo vantagem e problema,Marina tem uma ligação direta com o povo,principalmente aqueles,que como eu,não querem saber dos partidos,mas do país.
Marina é o antípoda verdadeiro de Lula,só quem sem o salvacionismo:ambos buscam uma ligação direta com o povo.
Como eu disse,isto apresenta um lado bom e um lado ruim.A falta de partidos é ruim para a mobilidade futura do governo,mas a ligação com o povo legitima mais.No caso de Alckmin não se sabe se a quantidade de apoiadores paralisa ou agiliza a administração.Na minha opinião,no inicio tudo são flores e disposição,mas se o governo não consegue realizar os seus objetivos,a coisa tende a desandar.De qualquer maneira é sempre uma responsabilidade maior e a aliança do PSDB é deveras heterogênea.
O começo de Marina, o pontapé inicial da campanha, tinha que ser o mesmo do paulista,não importando o marketing da distinção,mas a verdade da necessidade do Brasil,que é a união das classes para debelar o desemprego.
Ela tinha e tem mais chances de que este discurso fique mais homogêneo na sua campanha (e no governo)e cale mais fundo na alma do povo,uma vez que ela não tem os compromissos passados de Alckmin.As pessoas não reconhecem,mas ela é nova sim no pleito,ainda que já tenha obtido grande eleitorado na última eleição.
Talvez,,me parece,que esta votação anterior a esteja dando excessiva tranquilidade ,no limiar da campanha,mas é preciso ver que é este primeiro passo o mais importante,porque o conceito bem fundamentado e discernido tem mais condições de crescer se for colocado desde logo.
Eu já fiz uma observação como esta a respeito de Roseana Sarney e da mulher em geral,mas devo repeti-la aqui a respeito de Marina.Por mais provada que ela já esteja como política,a mulher sempre sofre um nível maior de exigência,pelo machismo que entrecorta a sociedade.Se a mulher/candidata não estiver sempre um tom acima,ou num passo antes(como num tabuleiro de xadrez),ela não “ cola” na consciência do povo e isto pode,em determinado momento,ser fatal.
Marina está correndo este risco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário