sexta-feira, 7 de setembro de 2018

O atentado


Eu sou um sujeito correto.Quando eu erro dou a mão à palmatória.Eu disse que a saída de Lula do pleito acabaria com os extremos,favorecendo os candidatos nacionais .Isto não acontecerá mais.Também é preciso ver que fatos escandalosos,bizarros,não são esperados.Quem poderia esperar um atentado ao candidato Bolsonaro.Quem poderia imaginar que mesmo proibida  a candidatura de Lula,ele apareceria na propaganda de Haddad.
O fato é que os extremos continuam e são mais “ eficientes” e deletérios,principalmente no caso de Bolsonaro.Agora ele é uma vítima,que vai receber muito mais apoio em função disto.O fato é que a direita não vai sair mais do Brasil,muito menos do pleito.E o pior é que se não houver por parte dos outros candidatos uma compreensão desta fixação da direita,qualquer afirmação que pareça atentar contra o direito da direita de se candidatar,servirá para o discurso do golpe.Já que não nos deixam exercer o nosso direito,nós temos que garanti-lo pela força,dirão  os seus próceres.
O que está por trás do atentado é isto,o ataque à direita.Está por trás o medo de que a eleição de Bolsonaro ponha por terra tudo o que se conquistou até agora,no entender da esquerda.
Esta facada resulta da pesquisa exposta no dia anterior que dá a maioria das intenções de voto ao candidato do PSL.A figura deste débil mental de quarenta anos me lembra muito outros atentados famosos.
O atentado ao Reichstag feito por um desequilibrado,Marinus Van der Lubbe


O atentado contra o Presidente Kennedy,feito por Lee Harvey Oswald


E o atentado contra Bob Kennedy


O que há de comum nestes episódios é que sempre o realizador do atentado é um débil mental ,que é induzido por alguém para cumprir a tarefa.
Eu não vou me extender em todos estes fatos citados,mas a verdade é que ,como hipótese,a indução não pode ser descartada neste caso também.Normalmente eu pensaria na própria direita,para criar uma comoção favorável  a ela,mas se o for,certamente foi à revelia de Bolsonaro.Me parece  muito improvável.
Desde que,nos idos de 2013, eu fiz comentários sobre a fada sininho do PSOL que  ressaltei aquilo que é comum na história da esquerda brasileira,em todos os tempos:que ela foi inteiramente infiltrada e que esta infiltração sempre buscou criar situações de cataclismo,cujo deslinde só é possível,no entender da direita,por um golpe de mão.
Assim foi com o Cabo Anselmo e assim foi com sininho e os outros agitadores recentemente condenados.Esta é a hipótese,para mim, mais provável.
Mas eu repito aquilo que tenho dito com preocupação:a responsabilidade cabe aos candidatos mais identificados com a nação,com o centro,os indefectíveis Alckmin e Marina.Alckmin precisa aprofundar o seu discurso,procurando ganhar a classe operária.Mesmo que seja difícil,porque esta classe está com Lula,é essencial fazê-lo para a idéia de “ unidade nacional”.Não tem sentido ademais,criticar o lulismo por defender só a classe operária e agora defender um outro candidato que só defende a classe média.
Infelizmente Marina está refém também da esquerda e o discurso dela ,embora não admita,se prende a uma visão dos movimentos sociais,ou seja,de um setor da sociedade.Se Alckmin fizer este aprofundamento ele dilui Marina e tem tudo para ganhar no primeiro turno,mas aí,diante do atentado,é difícil de acreditar que Bolsonaro não vá para ele.Só que ,aí, as máquinas eleitorais dos grandes partidos podem fazer a diferença,em favor da nação.É a chance que temos :contrapor a nação ao extremo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário