sábado, 9 de novembro de 2019

O STF e o golpe

A decisão do STF sobre a prisão em segunda instância aprofunda o descalabro politico brasileiro.Aprofunda a divisão profunda do país e ninguém me tira da cabeça de que isto tudo não é de caso pensado.Só pode ser,porque não tem sentido o STF decidir uma coisa um tempo atrás e depois mudar.Só faria isto para politizar de vez a sua posição entre os poderes da república.
O direito é conservador.Tem que ser,porque só assim,na permanência, ele oferece a garantia psicológica de segurança que o estado de direito é obrigado a mostrar à sociedade.O estado de direito não pode ficar ao sabor das ventanias.
A mudança constante e contraditória como foi esta do STF marca ,quer o órgão admitir ou não ,a sua politização,a sua partidarização definitiva,fato que tem consequencias inevitáveis e graves para o futuro próximo.
Lula fora da cadeia,nestas circunstâncias favorece a impunidade e incrementa o ódio no Brasil:a polarização atingiu niveis de vingança e o discurso de campanha de Lula o prova.
O problema não é uma candidatura renovadora, alternância de poder,a discussão dos problemas nacionais,mas o desejo irrefreável de Lula de provar,às custas do país,que ele estava certo.É a privatização e personalização da vida republicana brasileira.
Esta radicalização,como já demonstrei,não vai favorecer a esquerda,muito pelo contrário,porque a insistência no retorno de Lula cristalizará ainda mais a unidade da classe média brasileira e da média ética brasileira,muito maiores do que o abc paulista ou o nordeste.
E se houver,dentro deste contexto,uma confrontação,as condições para um golpe estarão dadas.
Moro,como já disse,saiu desmoralizado,como a Globo,a sua patrocinadora.Era importante a esquerda,ao fazer politica,ver que a Globo está,agora,no campo democratico,contra o golpe,mas ,em seu dogmatismo e esquerdismo,comete os mesmos erros de 64.
Eu disse há muitos anos que viviamos um período de farsa e muitos radicais me disseram que desta vez a esquerda venceria,acabando com a farsa.Duvido muito.O marisco(o povo)vai perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário