sábado, 21 de março de 2020

A Grande Peste III

Não importam os governos,as ideologias,mas a decisão dos governos quanto aos problemas de administração.
A direita procura relacionar as epidemias provindas da China com a ideologia,mas eu não fiz isto no artigo anterior.
A responsabilidade de um governo ,qualquer que seja ele ,diante de uma situação deste tipo,não tem a ver com as concepções.Nós vemos que existem revelações de atraso na abordagem da epidemia nos páises todos.Hoje foram feitas acusações diretas ao presidente Trump e os chineses,diante das acusações contra eles,apresentam outras possibilidades,inclusive de os americanos terem levado o coronavirus para a China!Isto depois de admitirem claramente que era uma questão do regime alimentar do país,o qual já havia sido o causador da gripe aviária.
Isso revela o descompasso entre a ciência e os interesses politicos.O pragmatismo da politica se sobrepõe a tudo,segurança,saúde,etc.
Quando esta crise passar é imperativo tirar uma lição exata para o futuro.Mas será que depois de tantos exemplos históricos da incapacidade humana de aprender temos esperança de que desta vez não será assim e que a ciência vai ter um papel retor?Pelo menos uma parte do sonho de Platão vai se estabelecer?Ou seja os politicos vão respeitar exigências transcendentes aos seus objetivos particularisticos?
A resposta é complexa ,mas um ponto inicial decisivo é que a comunidade internacional vai ter que se entender.
A resposta mínima da peste do século XIV foi uma universalização,uma visão humana geral e agora isto vai se repetir.
Como tenho dito isto era o que ia acontecer depois da 1a Guerra e a gripe espanhola,mas os fatos conduziram a uma permanente confrontação,só encerrada em 1991.
As condições para o surgimento de uma comunidade humana geral,capaz de decidir coletivamente, estão dadas.Mas isto vai exigir mudanças drásticas e fundamentais nas relações entre os países.
O que eu disse é que está mais do que determinada a causa desta epidemia,que já era prevista,mas a reação de todos é comparável a da crença religiosa.
Tem que sair daí uma nova certeza,ou novas certezas.
Mesmo que a ciência não tenha condições de determinar o que vai acontecer,uma moral provisória,de proteção permanente da condição humana,terá que ser construída.

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