segunda-feira, 9 de março de 2020

O gordão melifluo

Resolvi responder a certas indiretas que a direita covarde(como certas esquerdas)lança contra mim no youtube.Na verdade um gordão melifluo ligado a Olavo de Carvalho entrou no meu youtube para,indiretamente(sem me citar),me “ ensinar” a escrever.
O que me aborrece é que o cara tem o objetivo de me diminuir para esconder a covardia de me atacar de frente,feito homem.
Mas este tipo de estratagema da direita é conhecido.A figura abaixo,de Lima Barreto,grande escritor negro brasileiro,foi vítima deste tipo de agressão:acusado de ser mau escritor,mas por trás desta afirmação estava o preconceito com o negro e com o povo.


A ultra-direita brasileira,identificada com a monarquia, sempre quis(e quer) ser uma vanguarda,como certas vanguardas de esquerda,hoje.
E neste sentido qualquer ideologia justificadora deste elitismo vale.Mas o objetivo indisfarçável é reprimir inclusive psicologicamente aquela pessoa que quer exercer a sua liberdade,na sua condição de cidadania.
Contudo esta repressão se constrói através, sempre,desde os inicios da ciência moderna,com a desqualificação pessoal daquele que exerce a sua liberdade de pensar e criar.
Esta mesma direita,que vende falsidades científicas(terra plana),para manter o povo na ignorância,repete o mesmo esquema de ofender o esforço de pessoas comuns como eu para acessar aquilo que é um direito delas e meu:o conhecimento.
Então em vez de debater,indiretamente procuram demonstrar incapacidades eventuais ,desconhecimento do português,falta de leitura.
Não é só tendo formação acadêmica que se consegue obter excelência.Ás vezes não ter esta formação é condição de se atingi-la.
Eu não sou totalmente autodidata,mas a minha condição de pesquisador aqui só foi obtida assim,pelo meu esforço pessoal,anos a fio.O que me atrapalhou foi exatamente confiar na academia e não perceber que ela era e é totalmente eivada de interferências politicas que comprometem a verdade e a profissionalidade de muitos operadores das escolas.
É lógico que eu não posso generalizar e tenho apenas alguns exemplos de pesquisa que me foram passados dentro da universidade:existe uma pesquisa,que me foi relatada por um professor de uma universidade particular,dando conta de que ,pelo vedetismo dos professores doutores,mais de 70% das teses e dissertações não chegam ao final.Não sei se é assim ainda hoje.
Posso dizer que em todas as minhas tentativas de entrar na academia eu só vi erros e distorções deste tipo e até piores.Posso dizer que a universidade contraria a lei o tempo todo,inclusive as de direito,o que é algo escandaloso.
Em outro artigo próximo pretendo listar e analisar isto tudo,mas ,por amostragem,só posso concluir que esta é a tendência da academia em geral.
Assiste razão a Olavo de Carvalho(e a outros)em dizer que o que predomina na universidade e nas escolas é um analfabetismo funcional,imposto aos estudantes pelos professores,que são obrigados a se ater aos textos,sem ver em volta o contexto.Como se fosse possível separar estas duas coisas.Mas foi a ditadura militar,apoiada agora por esta direita que me chateia,quem causou isto aí.Muito embora a esquerda hoje,numa integração com as posições da direita,comungue deste analfabetismo,de outra forma:pela ultra-especialização(antolhos),uma ideia castradora,provinda dos Estados Unidos.
Tendo eu sido formado com ainda os revérberos pré-64,não aceitei mudar a minha cabeça interdisciplinar para esta ultra-especialização ou cair nas falsidades da direita.
O Brasil não é um país propriamente intelectual,ainda que tenha grandes.Mas não é o forte de nosso país o trabalho intelectual.Isto,no entanto,não quer dizer,que o país não os precise.
Como decorrência da situação histórica cultural de atraso do Brasil,que é criada pelo descaso com a educação,a situação existencial do brasileiro,quando nasce(inlcuo a minha situação aqui) é muito ruim,neste aspecto de acesso à intelecção.O brasileiro,no entanto,reage como pode,construindo uma sabedoria a partir do discernimento.
O intelectualismo dialético de esquerda acha que a erudição é a condição do discernimento:quanto mais cultura mais capaz seria o homem de dsicernir o certo do errado,o verdadeiro do falso.Mas não existe esta dialética e o livro do mundo,como ensina Descartes, é o mais importante.Diante dele e da situação existencial imposta sobre toda a criança,com raríssimas exceções,o discernimento de alguns é um direito que nenhum intelectual pode contestar.
Ao invès ,tanto a esquerda(com exceções) como a direita acusam ,de forma elitista,este saber de ilegitimo.
O Brasil é o país,a meu ver ,que tem mais Sócrates do mundo.Discernidores de primeira,apesar da falta de cultura ou de cultura intelectual:Tom Jobim,Dorival Caymmi e Adoniram Barbosa.
Como não identificar neste último capacidade de conceituação,apesar do “ nós fumo,nós vai”?
A esquerda antiga acusava os sambistas de alienar-se ,fazendo músicas encomiásticas ao “ barracão” de “ telhado de zinco”,sem entender(ou sem querer entender)que não tem nada a ver com aceitação desta condição objetiva.A tacanhez do stalinismo não vê na famosa canção de Orestes Barbosa um lamento da condição existencial imposta.Contudo a direita acusa os comunistas e a esquerda de legitimar esta incultura para fins politicos,só que acusando o povo,largado na miséria,não por alienação,mas por preguiça de trabalhar,que é a toada fascista desta direita no poder.
Eu,por meu lado,não me preocupo com nada.Talvez eu passe,com estes meus artigos,a imagem verdadeira de que não tenho uma formação de alto nível,mas o verdadeiro conhecimento é este discernimento,que se funda no meu direito de ,face à existência,oferecer em retorno criativo, não mentira ou violência,mas conceitos,de uma pessoa do povo,instada a ficar esperando os erros e irresponsabilidades destes radicais,brancos e vermelhos,causarem sofrimento a quem está aqui embaixo.
Minha maneira de reagir é esta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário