sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Homenagem a Paulo Freire

 

Os 100 anos de nascimento de Paulo Freire foram comemorados na última sexta-feira. Fiz algumas observações num artigo anterior sobre ele,relativizando a sua contribuição,mas não a negando.Repito que considero o patrono da educação brasileira Anisio Teixeira,porque ele abordou o problema em vista da nação.Quer dizer, conectando com os aspectos totais da formação social brasileira ,que não se resumem só ao problema de uma classe ou dos “ oprimidos”.

Contudo ,num único aspecto ele tem um significado nacional e mais do que isto,um significado de “pai da nação”:o de ter alfabetizado países inteiros,ajudando-os a evoluir.

Hoje há um consenso universal de que a saída dos povos é a educação.Quer dizer,uma saída pacifica é a educação e neste sentido,entre outros,avulta em importância a contribuição de Paulo Freire.

Paulo Freire teve a competência e o privilégio de ser um dos fautores pioneiros desta nova via de progresso.No passado predominaram o Imperador Meiji e Bismarck como “ criadores de nações”,hoje temos um caminho iniciado por um educador simples.Isto é um ganho para o Brasil,uma vantagem em relação aos outros povos.

E persisto dizendo que é mentira da direita acusar Paulo freire de ser o responsável pelo analfabetismo funcional da universidade e da escola,privilegiando o raciocinio concreto em detrimento da abstração:tal coisa foi criação mesmo da direita,na ditadura,usando Piaget(sem perguntar a ele se podia).

Não se falava em Paulo Freire na época,por causa do risco de prisão.A razão pela qual a esquerda resvala para um certo analfabetismo diz respeito à trajetória mesmo do marxismo brasileiro,influenciado pela ortodoxia soviética,que ainda reverbera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário