Uma forma de comunismo
Toda a ajuda e solidariedade mostrada por todo o Brasil(menos o Presidente)me revela sempre o que ouvia em casa sobre a solidariedade comunista ,sobre os sábados comunistas em Cuba e outros exemplos.
No fundo a proposta comunista,no seu modo mais simples de compreensão é disponibilizar tempo para ajudar as pessoas,para fazer coletivamente as coisas que interessam à comunidade.
Se estas attiudes que vemos hoje em Petrópolis fossem recorrentes poderiamos dizer que o comunismo está inserido na sociedade capitalista.
Na verdade em muitas comunidades no Brasil e no mundo isto eventualmente acontece,mas porque esta tendência não se torna dominante?
Em muitos momentos na história do Brasil, que é cheia destes cataclismos o país revelou imensa solidariedade sempre.
À parte a falta de tempo e de recursos permanentes à disposição do povo no seu cotidiano comum,estas formas de solidariedade poderiam ser várias e permanentes.
Ocorre que se fosse assim não adiantaria muita coisa?Não haveria um progresso real?Se uma comunidade se dispusesse fazer casas boas para uma determinada população e região e se isto se espraiasse pelo Brasil não seria uma solução?
É uma pergunta que exige muita reflexão,mas em principio,dentro de uma certa ordem,eu acho que seria perfeitamente factivel e seria uma pressão dos debaixo sobre os de cima.E em nada mudaria o sistema de liberdade em que vivemos.
O perigo é que nas relações entre os governantes e os governados,a mediação dos interesses politicos ,este movimento acabaria sendo usado.
As pessoas continuam dizendo,diante de Petrópolis,que a culpa disto tudo é do povo ,que vota mal,mas eu insisto em discordar disto.Farei um artigo sobre este problema para ver se convenço a todos de que isto é um lugar comum.
As máquinas partidárias são independentes e elas escolhem os candidatos segundo interesses diferentes dos do povo.Diferentes destes valores.Não entendo porque insistem neste chavão.A responsabilidade dos maus politicos é dos partidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário