sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Ucrânia II

 

Os acontecimentos se precipitam e nós temos que analisar os problemas no calor de sua ocorrência.Em primeiro lugar eu não estou do lado de ninguém e como toda a pessoa de bem eu gostaria que tudo fosse resolvido de modo diplomático,mas acho de um idealismo bobo,inclusive por parte de gente de esquerda ficar vitimizando a Ucrânia.A Ucrânia sempre teve uma tendência de direita e de direita fascista.

Ela está sendo injustiçada em termos:eu já expliquei que existe um cerco de muitos anos,injusto,sobre a Rùssia(eu não estou me referindo a Putin,estou me referindo à Rússia).Insisto,como pessoa de esquerda que sou:se acabou a Guerra-Fria,como disse o Bush pai,porque a Otan não foi dissolvida?Porque o esquema do concerto das nações de primeiro mundo que está intimamente ligado aos cartéis da guerra possa prosseguir.

A pressão destes cartéis,que elegem os presidentes, exige que tais guerras ocorram de vez em quando,para manter o fluxo de armas e da produção bélica,numa época que já deveria ser de plena paz.

Para mim se Putin é um ditador isto não deve obscurecer o fato de que o ocidente não é constituído de santinhos.

Mantiveram esta politica auto-referente e agressiva contra a Rússia,quando poderiam muito bem ter investido numa paz,o que,aí sim,poria fim à guerra-fria.

Não é justo,repito que a Rússia seja cercada.Não é esta a proposta de uma geopolitica democrática moderna.É lógico que por trás de todas estas ações pode haver um objetivo de depor Putin do governo e instaurar a democracia.Mas é só isto?Não há outros interesses?

O ocidente tem procurado apoio anti-guerra nos próprios russos.Seria ótimo que eles fossem às ruas,abrindo assim um buraco no apoio eventual do povo russo à Putin.

Lembremos que há duas semanas atrás Putin emplacou mais quinze anos de prisão para o principal dissidente russo,que exige ,entre outras coisas,comissões da verdade para os crimes do passado soviético.

Agora a sociedade russa parece não ter aceitado esta decisão e já existe um certo descontentamento interno.Por isto Putin fez uma invasão em nome da defesa dos russos étnicos,os quais apóiam o presidente.

Eu vejo muito as pessoas comparando Putin a Hitler,mas quem conhece história sabe que os procedimentos dele são mais que aproximados de Stalin e dos czares russos.

Sempre houve tentativas dos czares de russificar completamente a Ucrânia,o celeiro da Rússia e da Europa,mas não foi possível.Com a coletivização forçada Stalin pensou da mesma forma,deportando muitos ucrânianos[e matando também])e transferindo russos,para ocupar o lugar deles.Contudo não pode tirar todos,porque assim destruiria o sistema econômico ucraniano sem colocar outra coisa no lugar.

E é perfeitamente consentâneo com a História comparar este suposto propósito ocidental de tirar Putin do poder,comparar como o famoso cordão sanitário,que facilitou as coisas para a invasão de Hitler em 1941.Isolar a Rússia não é justo.

Outro problema a ser analisado é o do separatismo:se ficar consolidado o separatismo dos russos étnicos outras regiões da Europa desejarão o mesmo caminho.É possível que Putin jogue com isto,criando problemas para a Europa ocidental.

E onde está a esquerda,com a sua exigência humanitária?


Nenhum comentário:

Postar um comentário