sábado, 26 de fevereiro de 2022

Ucrânia III

 

A presente guerra não é igual à Guerra do Vietnã.Atenção crianças!A questão aí é mais complexa.A Ucrânia tem direito à sua soberania,ao s eu território,tudo bem.Mas é um país conservador onde neo-nazistas têm trânsito livre.

Geopoliticamente ela faz parte de um projeto de soerguimento do fascismo na Rússia e na Europa.

É claro que isto por si só não justifica uma invasão,mas ,repito,a questão é complexa.

Talvez nós pudéssemos fazer uma vitimização se considerássemos esta guerra como uma tentativa de redemocratizar a Rússia,tirando o Putin do poder,mas esta vitória eventual da democracia,não seria só dela,da democracia.Seria uma vitória da hegemonia ocidental sobre a Rússia.

O modo de equilibrar a Europa não é isolar a Rússia,mas mudar os fundamentos do sistema europeu,substituindo a realpolitik por uma social politik.

Eu sei que as pessoas vão rir de mim e dizer que isto é sonho.Mas eu me acostumei a jogar nestes meus artigos ideias que se não são factíveis imediatamente podem ficar aí para debates futuros.E ainda que a imediaticidade as proiba ,no fundo elas são justas.

Ao longo da História sempre foram feitas propostas de igualar politicamente as nações,independemente de seu poderio econômico e bélico.

Até mesmo o nosso Rui Barbosa fez uma proposta,em 1907.Apesar do meu rompimento com Lênin e com a URSS o que ela significava era positivo,exatamente por igualar os pequenos com os grandes.Se não deu certo é outro problema,a ídéia é recorrente e válida.

Quando houve a crise da Grécia e a tentativa de separatismo da Catalunha eu fiz alguns comentários que são válidos hoje:porque a Grécia tinha que comprar armas da Alemanha se não precisava?O partido verde na ocsaião denunciou esta situação.Eu respondo:porque é preciso que os países pequenos sejam escoadouros dos interesses hegemônicos das potências.A Alemanha tem que ter uma economia atrelada a um poderio bélico.Quando um poderio bélico se instala se torna um elemento decisivo do crescimento de um país.Não estou repetindo os erros antigos de Lênin quanto à inevitabilidade do belicismo na época do imperialismo.Não é isto não.Ele facilita o projeto hegemônico mas economicamente também serve de elemento de fortalecimento da economia.O fluxo de armas ajuda a formar capitais velozes para investimento.Isto não acontece com bens de consumo ou com cerveja,cigarro,etc.Mais ou menos com automóvel.

Então,no equilibrio das nações,desde sempre ,as nações pequenas não têm voz para se recusar a apoiar as grandes potências.

No caso da Catalunha,em termos politicos,a Alemanha imprensada entre Trump e Putin ,usou o separatismo catalão para adquirir força no córner da Europa.Teve papanata aí que dirige projeto de criança e adolescente financiado na Holanda que apoiou a catalunha independente porque a maioria dos separatistas são supostamente comunistas ou operários de esquerda.

Este é o e stado das coisas,na moldura que circunda esta guerra.Biden quer lançar uma ideia de democratização para limpar a barra dele depois do que ele fez no Afeganistão,mas lá como na Ucrânia ele vai beneficiar os cartéis da guerra,que estão dando suporte a este governo democrata frustrante.

Por causa desta direitização do governo Biden,ele não está conseguindo emplacar a s medidas sociais que propôs.E pior: os setores com influência nos democratas estão encampando este projeto anti-putin e deixando de lado o problema social.Nós vemos hoje um Sean Pen defendendo intervenção americana na guerra.Será que Biden pensa que pulando mais e mais para a direita ganhará os votos republicanos,garantindo a sua reeleição?Assunto para depois.

Uma vez,numa sala de aula um aluno meu perguntou: se houvesse uma terceira tentativa de invsaão da Rússia se a Rússia viria até à França para garantir a sua segurança em definitivo.Eu disse que provavalmente sim,mas que depois da segunda guerra e da bomba atômica a guerra ,a terceira guerra, seria inevitavelmente nuclear e defintiva.Para pensadores conservadores e de direita a terceira guerra começou quando a bomba de Hiroshima caiu.O que vivemos durante a guerra-fria para estes setores foi a terceira guerra,que continua.

Para outros a guerra-fria foi a terceira e estariamos na quarta.Com o envio de armas da Holanda ,Alemanha e Polônia para a Ucrania a guerra pode se alastrar, mas só será terceira se de alguma forma envolver o mundo todo ,pelo menos economicamente.Ou se for uma guerra nuclear,se se perder o controle(espero que não).

Eu fico impressionado que as pessoas falem sem levar em conta a bomba...

Então,no meu modo de entender a guerra é justa do lado da Ucrânia porque não é assim que os problemas devem ser resolvidos,mas a discussão é mais ampla.

A democratização da Europa toda ,inclusive da Rússia,poderia ser vista como uma invasão deste país e suscitar no futuro uma reação,que os russos evitaram em 1814,em Paris e no final da segunda guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário