segunda-feira, 25 de julho de 2022

A politica como chantagem

 

O Ogro Presidente disse,do alto de sua “competência”:eu lhes dou um auxilio maior se vocês me elegerem.Lula usa o mesmo argumento:sem mim vocês não comem três refeições por dia.É o fim dos direitos sociais e da politica!

Muitas figuras religiosas ou pseudo-religiosas usam deste estratagema:faço caridade com vocês e vocês me dão expressão universal,politica.

Quando inevitavelmente se descobre uma falcatrua estas lideranças vêm com aquele papo de que se for preso seu esquema de ajuda esboroa e milhares de pessoas ficam desamparadas.É o reino da chantagem.Não é mais politica,é assistencialismo perverso,extorsão indireta,como o dos capo mafiosos.

Que a direita faça isto acho normal,mas a esquerda,há muito,enveredou pelo mesmo caminho.

Um socialista,um comunista,um social-democrata sérios e comprometidos com o futuro,com a utopia,não agiriam desta forma.

Sugiro(na boa)ao PT transformar o sistema de combate à fome que resultou na retirada do Brasil do mapa mundial da fome,em algo institucional,em algo nacional,em algo trans-histórico,não somente condicionado à presença do PT no poder.

Assim é que se faz politica no sentido moderno ,de expressão popular,pela esquerda.Não pensando em si mesmo,mas pensando no futuro e no que é melhor para a comunidade.SEM CHANTAGEM.

Os politicos se tornaram chantagistas,não estadistas.Assistencialistas,não realizadores de reformas reais e mudanças.

É o sub-produto do fim do comunismo,do fim (aparente)da luta contra a questão social,que não acabou de forma alguma,antes mal começou a ser superada.

Eu já disse que é melhor viver num mundo assistencialista do que no mero predominio do mercado(como este ogro na presidência quer),mas isto é só uma etapa para transformar o país e emancipar o pobre,o miserável.

Garantindo o combate à fome isto seria uma vitória da esquerda,do socialismo,que seria lembrada pelo povo nos anos vindouros,que exigiria mais e mais ampliações dos governos posteriores.Ainda sugiro criar uma legislação para dar instrumentos jurídicos ao trabalhador,ao esfomeado ,de acionar quaisquer governos a ajudá-lo em momentos dificeis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário