sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Lula e o centrão

 

As leis idiotas que estão sendo chanceladas por Lula,revelam que ele está num embate muito grande com este centrão ,coisa que já identificamos e explicamos em artigo anterior.

Os perigos de se chegar a isto foram avisados por mim e agora as consequencias podem ser muito mais perigosas.

Mas diferentemente de Dilma ,Lula sabe transformar algo assim em eventual vantagem.Já no primeiro governo ele era useiro e vezeiro em provocar certas situações aparentemente bizarras,como trocas repentinas de ministros,para avaliar a reação e depois agir dentro deste contexto que ele não conhecia,mas passou a conhecer.

O caso mais elucidativo neste últimos dias, foi o problema da saude e da terapia de ozonio,que causou especie muito justamente nos apoiadores de Lula nesta área,os quais protestaram veementemente nas redes e jornais.

Eu penso que no final das contas,sendo Lula obrigado a ceder em alguns pontos para não ficar isolado diante do congresso(onde está o centrão),ele abre espaço conscientemente para que seus apoiadores cresçam nas crises,se mostrem e dêem força a si e a ele Presidente.

Contudo esta “ virada” que Lula dá nos seus adversários,não nos deve iludir quanto aos perigos citados acima:Lula apostou sempre no confronto e talvez tenha avaliado mal a força deste centrão,sob o qual residem ainda os restos da direita,que espera voltar,no âmbito de uma crise ou de um enfraquecimento politico do executivo.

Eu já esperava que a direita fosse coisa do passado,mas ela ainda está aí e o provam as discussões intermináves sobre o fiasco de 8 de Janeiro,que,no fundo,favorecem a ela.

Isot sem falar no próprio Bolsonnaro,que acaba,apesar de várias vezes atacado,se fazendo d e vitima e se mantendo na midia.

A história já provou que este tipo de exposição está sempre à espreita do “momentum crucis”,isto é,aquele em que uma figura aparentemente terminada reaparece de uma maneira ainda mais forte do que antes.

Não vou repetir os argumentos de frente nacional,porque já me referi a isto muito,mas relembro que esta confrontação continua sendo um perigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário