sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Se lula pudesse mudar um pouco...hum!

 

Foi bom realmente votar em Lula,ainda que eu preferisse uma terceira via,alguém de centro esquerda.Todos os meus “ conselhos” aqui estão sendo seguidos ipsis litteris pelo presidente:a amazônia é para o povo brasileiro,dentro de um esquema sustentável.

Eu queria que ele frisasse a questão do emprego e da fome,porque estes doisitens teriam um impacto nacional muito grande e arregimentariam muito mais eleitores para a próxima eleição,solapando mais ainda as bases da direita furibunda.

Aliás,se Lula fosse mais nacional...hum.Se deixasse de lado os “ conselhos” da esquerda velhissima ,que não raro,o rodeia(para continuar existindo[dependurando nele])e repudiasse esta visão ultrapassada do exclusivismo operário,poderia renovar o PT e o Brasil.

Eu ,há muitos anos,quando estava fora do poder(Lula fora do poder), o “ aconselhei” a fazer esta renovação e ele não o fez.

Mas hoje eu percebo que as circunstâncias o estão conduzindo paa este processod e renovação inevitável:o que existe de social-democracia no Brasil,guardadas as devidas proporções é o PT mesmo,mas vai precisar cooptar a classe média e ter um projeto nacional subsequeente,para que se torne um partido moderno,afinado com o que acontece na Europa.

O Brasil continua atrás politicamente destes países exatamente porque ainda não saiu deste lusco-fusco histórico entre o trabalhismo antigo e uma social democracia que não nasce.

Eu citaria aqui a dialética do velho e do novo de Gramsci,mas não estou com vontade...Mas cabe.

Não há saida para o Brasil e para o PT se não fizer esta renovação,que será a renovação da esquerda brasileira.

Aqui e no mundo a esquerda continua a mesma:ligada aos valores de antes do muro ,derribadas com ele,a meu ver.

Esta insistência prejudica o Brasil e se o PT compreendesse isto e alçasse vôo(como Lula quis na época da redemocratização)haveria uma mudança crucial no país.

Uma mudança de valores nacionais em direção à política e o PT poderia ser o fautor disto aí e se tornar um fenômeno histórico ainda maior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário