Para
uma esquerda chinfrim ,uma direita pior ainda.
Para
uma esquerda chinfrim ,uma direita pior ainda.
No
meu youtube aparecem certas figuras da direita que me aporrinham.Há
certos beócios de esquerda,que quando vêm as minhas críticas a
ela,me jogam na direita ,porque não conseguem entender o que eu
digo.Mas há beócios na direita também .Eu vou aproveitar estas
incursões idiotas da direita idiota para ver se eu esclareço de vez
a minha inquebrantável posição de esquerda.
Estas
ideias imbecis de que a ciência não vale,a terra é plana,o homem
foi criado por Deus,tudo bem,isto é conhecido.
Mas
apareceram outras imbecilidades mais sutis e por isso mais
perigosas:não existe sociedade injusta,a terra é plana e a maior
que me foi colocada aqui no meu youtube,por um sujeito aí:quando o
sujeito diz que é bom é porque é mau e vice-versa ao
contrário.Faz-me lembrar aqueles “ conceitos” de Tim Maia:”
Tudo é nada,nada é Tudo”.
O
que me impressiona é quem quem diz isto tem pós-doutorado.Só posso
pensar que uma pessoa assim sacrifique a sua formação por um
objetivo politico,por trás,que é,convenhamos,o que motiva esta
estupidez.
Observe
o leitor esta passagem das “ Máximas” de Epicteto:
“Se
você acostumou a levar uma vida singela e a dominar seu corpo, não
se envaideça por isso. E se não beber nada além de água, não
ande dizendo a cada momento que você só bebe água. Se quer
exercitar a paciência e a tolerância, faça isto para você e não
para os outros. Se você está com muita sede, tome um bom gole de
água fria, e lave a sua boca, e não conte para ninguém.”
Nesta
máxima do filósofo estóico,expressada há milênios está um
princípio axiológico conhecido e aplicado e estudado há milênios
também.
O
ser humano é simultaneamente imediação e mediação,atividade meio
e atividade fim.Este é um dos princípios mais fundamentais da
axiologia,teoria dos valores.Ele é indivíduo e suas
circunstâncias(Ortega y Gasset).
Ele
se torna adulto e capaz de dirigir o seu destino(será mesmo?) não
só quando compreende o mundo(gnosiologia)mas quando faz suas
escolhas a partir deste conhecimento.É aqui que se apresenta
inexoravelmente a dicotomia acima:ao fazer escolhas ,o homem(e a
mulher[dia internacional da mulher])estabelece a direção e a
finalidade de sua vida,de seu caminho.Quando uma pessoa faz desta
escolha uma atividade meio ou sente dúvidas quanto a isto num
periodo da vida (ou a vida toda)é porque algo está errado.Alguma
coisa de psicologa ou de maldade(ou de outras coisas)está presente.
Gosto
muito de arte,de música ,de samba,mas há certos conceitos em certas
letras de música,de samba, que não concordo não.Bezerra da Silva
que diz numa música que “ mané é o homem que se fixa numa mulher
só,malandro é o que tem várias”.Homem que consegue ficar com uma
mulher só uma vida inteira deveria receber o prêmio Nobel da Paz(ou
é tarado).
Mas
para o que nos interessa(o que botei acima é só um chiste[Freud])é
uma letra que eu não saberia reproduzir aqui,do sambista Dudu
Nobre,que afirma que a pior coisa é discutir relação com a mulher.
Eu
também não concordo com isto não.Quando,ensina Freud,um homem e
uma mulher discutem a relação o tempo todo é porque ela já
acabou.O sentimento,como a existência,quando é muito explicada é
porque já não é.Por isso a ciência,a verdadeira ciência, não é
aquela que orienta a existência(isto seria ideologia
cientificista),mas que fica em seu lugar mostrando as distinções
entre ela e a existência.
Diante
da provável infinitude do mundo não adianta a existência correr
para explicar tudo,inclusive e principalmente ela.Muito menos
estabelecer esta busca como fundamento da existência.O dito
cientifico/cientificista “ tudo tem explicação” não é uma
verdade absoluta,pois,é provável(como o mundo)que não seja
possível explicar tudo,dada a sua infinitude,mas somente aquilo que
o homem buscar observar se quiser,por sua escolha e necessidade.
Mas
se ele escolher explicar a existência ,como condição de uma vida
boa(expressão de Hannah Arendt),vai perdê-la.
O
homem toma consciência da existência aos poucos e completamente(em
termos) na puberdade,mas ele não tem atrás de si uma experiência
capaz de fazer as primeiras escolhas com segurança e para a toda a
vida(existência),sendo esta a causa(ciência?) da importância dos
pais e do meio no desenvolvimento posterior do homem.
Como
estas condições são raramente ideais o ser humano faz a s suas
escolhas como pode.Porque isto é uma inevitabilidade ,que nenhuma
causa ou ajuda pode evitar ou suspender(por isso que os pais abusivos
e superprotetores acabam criando inseguranças nos filhos,porque não
sabem decidir e estão sempre procurando causas ou ajuda).
Shakespeare,em
Rei Lear,logo no inicio,relata como funciona a existência sadia,o
sentimento sadio,quando Cordelia ,uma das filhas do Rei,a caçula
,para ser mais preciso,perguntada sobre o amor que sentia pelo pai
idoso,não consegue falar.
A
existência plena,que começa neste momento incial da vida
consciente,nasce de um sentimento pleno,associada a uma escolha
racional(axiológica)plena,que surge bem próxima do inconsciente,da
pulsão de vida.
Mas
este momento de Cordelia é raro na humanidade ou eventual e no
inicio da vida mais ainda ,embora o reconhecimentos dos sentimentos e
dos desejos transborde neste periodo.Contudo é exatamente neste
momento que as escolhas precisam ser feitas com uma consciência
firme.
O
ideal é que estas escolhas sejam poucas,decisivas e certas e finais
para uma boa existência,mas isto,como disse,é bastante dificil e as
dificuldades mostram problemas herdados da infância e adquiridos na
existência consciente mesmo.Cabe aos psicologos e aos pensadores
analisar os efeitos destas interveções do meio sobre o bem viver.
As
Máximas de Epicteto,como a atividade destes pensadores ,são uma
tentativa de corrigir estes desvios e o elemento essencial para se
começar a sair deles e tomar a reta é esta dicotomia citada.O feito
principal dos descaminhos da existência é desbaratar esta dicotomia
ou provocar o predominio do meio sobre o homem,sobre a finalidade.
Um
homem e uma mulher precisam ter diálogo,mas sem questionar os
fundamentos e a finalidade da sua relação.Se por algum motivo a
finalidade desaparece a questão é discutir a finalidade,mas se a
discussão tem prioridade sobre esta descoberta então a finalidade
acabou.
Uma
pessoa de bem é possível ?Ser Bom é possível e necessário?Não
há diferença entre entre certo e errado?Entre alguém que tira uma
criança do forno crematório e a que a coloca lá?Quando Kant diz
que o mal radica na humanidade quer dizer que é para seguir o
mal?que o Mal venceu?(à moda de Heideger).
O
ser humano na sua forma politica de cidadão,luta para que o mundo
melhore,através do trabalho,das leis ,da luta politica.É outra
estupidez desta direita brasileira estúpida dizer que o mundo não
melhora.Há cem anos no Brasil e há 6500 no mundo tinha
escravidão!Como não melhorou?Porque não se pode continuar lutando?
Uma
pessoa ,como insinua a máxima de Epicteto,que propagandea e gabola
as suas realizações,pequenas ou grandes ,está sofrendo deste
desequilibrio:a finalidade perdeu o seu fundamento e a pessoa fica à
mercê do mediação,tentando provar a veracidade de seus valores,já
que perdeu a confiança em si mesma.
Sérgio
Buarque de Holanda nas “ Raízes do Brasil” fala na questão da
polidez das classes altas como forma de ocultação.E esta polidez
foi copiada dos ingleses e é uma forma de encobrimento destas
classes,que são humanas como as outras,como nos revela (obviamente)
“ O retrato de Dorian Gray” de Oscar Wilde.
Os
ingleses tiveram que amenizar estes exageros ao longo do século XX
porque o mundo os obrigou a cair nele,principalmente nas guerras
mundiais.
O
fato da pessoa,no entanto,se comportar assim,não significa que é
inválido um critério axiológico de bem e de mal.É curioso que
esta direita tão moralista se ligue a Nietzsche,mas o imbroglio tem
sua origem no medo infantil da direita quanto ao fantasma (e é isto
mesmo)do comunismo ,que lhes serve bem como pretexto para propor uma
visão medieval ou relativista sobre o povo brasileiro.Vamos deixar
de conversa fiada:isto é uma proposta cinica de mantença do povo
brasileiro no atraso e na excludência.
Como
a esquerda ,igualmente beócia,oferece razões e pretextos ,sopa no
mel.
Os
antigos eleatas pensavam que a bondade tinha fundamento só na
razão,mas com o desenvolvimento histórico e a experiência humana
foi e é possível construir um comportamento bom,a partir de uma
escolha finalistica bem fundamentada,mas isto pressupõe sim o certo
e o errado,dicotomia fundamental para a de atividade meio e atividade
fim.
Tudo
que é exagerado oculta algo,uma falta.Pasolini reproduzia a
sabedoria da humanidade ao relembrar que quanto mais se odeia uma
outra pessoa é porque ela importa para nós e isto é um inicio de
amor.
Igualmente
de forma cinica, Maquiavel aconselha o Principe a reprimir o seu
povo,de modo a ser odiado,se não puder obter legitimação pelo
amor.Criando ódio ,o povo o teme e o temor(Kierkegaard) é uma forma
de respeito e o respeito é também um inicio de amor.
Trotsky,no
final da vida,concedeu uma entrevista.Ao ser perguntado se odiava a
Stalin,respondeu:”não.No ódio(que é sentimento excessivo[nota
minha])existe um pontinho de inveja e eu não tenho inveja de
Stalin”(nem respeito, digo eu).
Quem
leu “ Os Miseráveis” de Vitor Hugo,sabe que no final Jean
Valjean desarma o implacável Javert mostrando-lhe que não tem ódio
pelo que ele lhe fez.
E
assim poderiamos listar inumeros exemplos provando que não são os
conceitos pura e simplesmente que estão errados,mas os seus
excessos.A pessoa que diz que não é preconceituosa pode sê-lo
realmente,mas se repetir provavelmente não.
Mas
como s e supõe que os marxistas são os únicos a falar no bem,não
a humanidade ou pelo menos as boas pessoas, é exigido destes
ideólogos brancos que extrapolem no seu analfabetismo
funcional(Também).