quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Feminismo

 


Michel Foucault,em seu "Vigiar e Punir",afirma que em nossa época não existem mais as penas cruéis sobre o corpo,mas que mentalmente existem outras formas de " penalização",que ele mostra neste livro.Analogicamente, podemos dizer que,há 70 anos ,a mulher era realmente oprimida,dominada,no lar e na vida.Hoje ela ainda sofre algumas" penalizações",mas não se pode dizer que não tenha adquirido liberdades,em grande parte,por causa do feminismo.
Contudo,mentalmente,a mulher ainda se porta dentro do complexo patriarcal em que é  criada,e não luta  contra ele,como deveria e pode.Isto  acontece em países latinos como o Brasil.
É claro que eu tenho uma visão crítica de como a mulher é vista ,no mainstream em geral,no vídeo,atendendo a interesses comerciais predominantemente.
Só que não há como negar que esta visão só prospera porque a média da sociedade ,e do gênero feminino dentro dela, compra este modelo,porque o reproduz e o legitima.
Quando uma mulher é representada por uma maria chuteira numa novela,não vai dizer que este não é o comportamento dominante.Quando esta representação afirma que a mulher só quer a carteira do homem,também.Esta é a verdade.
Na política a situação não é diferente.Quantos exemplos nós temos de movimentos de esquerda que ainda não abriram espaço  para a mulher,num sentido pleno de exercício da política(Dilma é muito Lula).Quantos exemplos de mulheres que chegaram ao poder pela mão do marido.
Nos dias que correm o feminismo tem que entender que não existe distinção entre ganhos econômicos e liberdade sexual,porque quanto mais ganho econômico,mais liberdade sexual.Mas liberdade sexual,não significa somente usar fio dental na praia,uma mera forma de sexismo chocante,mas se colocar numa posição igual a do homem,tanto nos direitos,quanto nos deveres.
 Ficheiro:VelazquezVenues.jpg
Para muitas o direito de igualdade  com o homem acaba quando os deveres decorrentes da sociedade patriarcal são exigidos e a mulher se insere na manipulação da sociedade civilizada patriarcal.
Não acredito que a mulher seja psicologicamente,como derivação de sua genética,um ser passivo,mas é duro de admitir,para um homem de esquerda como eu ,que a única mulher que eu vi que atuou na política sem nenhuma influência do mundo masculino  foi Margareth Thatcher.
 
Quando aparecerá uma de esquerda igual?

?


Nenhum comentário:

Postar um comentário