segunda-feira, 30 de setembro de 2013

D.João VI,Guevara,Pedro I,José Bonifácio,Alexandre,o Grande,Império Romano,Gorbatchev,Osama e OBama

Um pouco atrasado(kkkkkk)venho falar um pouco sobre a  independência  do Brasil,na  verdade sobre o nascimento do Brasil no contexto de construção de impérios,que era isto que importava naquele tempo,e no nosso.
Os ingleses é que deram a idéia a Dom João,então regente,de partir para o Brasil.Depois da Batalha de Iena(1807)e da Paz deTilsit(idem),a coalizão contra Napoleão percebeu que vencê-lo em batalhas era impossível e que então era necessário envolver as nações.
Napoleão lançou em 1808 o "bloqueio continental",mas nos extremos da Europa países se recusaram a obedecê-lo,razão porque ele invadiu a pensínsula ibérica para forçá-la.
Uma coisa,no entanto,é vencer uma batalha,outra dominar um país.Os espanhóis não aceitaram que Napoleão colocasse no trono seu irmão José e criaram o conceito moderno de guerrilha contra os invasores(que depois passou para a  revolução farroupilha no Brasil),até Madrid cair de novo em mãos nativas,o que obrigou Napoleão a intervir pessoalmente na questão,enfrentando os ingleses que já estavam lá.
Resolver este problema significava dominar a pensínsula como um todo,isto é,não só Espanha,mas também Portugal.
Em Portugal não haveria guerrilha,mas também  o problema nacional,para Napoleão,que como qualquer imperialista,desde os tempos deAlexandre,o Grande,se depara com a necessidade financeira de administrar os seus domínios.
Porque Alexandre,o Grande teve enormes dificuldades com Dario III,querendo ,inclusive,que ele fosse preservado no trono?Porque fica mais fácil para o dominador transferir a responsabilidade financeira de governo para os nativos,sendo que o exército conquistador mantém a situação  e saqueia.
Alexandre antecipou uma solução que seria de extrema importância para a expansão posterior  irresistível do Império Romano:fazer alianças políticas com os povos dominados,e mantendo-os  sob vigilância, claro.
Diante de Napoleão  se põs o mesmo problema ao invadir Portugal com1000 homens maltrapilhos.
O que fazer para admninistrar um país sem governo e sem elites governantes?
Napoleão afirmou em Santa Helena que o único governante que o enganou foi D.JoãoVI,cuja atitude serviu de modelo, em 1812, para o czar  da Rússia .
O Brasil surgiu como nação aos poucos,no contexto de constituição de Impérios,nos quais ele seria parte de.
A frase famosa de D.João,já Rei,que lemos emocionados nos livros escolares,"meu filho,lance mão  da coroa antes que um aventureiro o faça",representava o projeto dos dois de garantir o império português,talvez  sob forma de uma monarquia dual.
Em 1821,numa carta a seu pai,Pedro I disse " que a minha honra e o meu coração são maiores do que o Brasil inteiro",querendo expressar que o intuito principal era este ,ao tornar o Brasil independente.
Também José Bonifácio,quando Pedro I saiu do Brasil em 1831,queria um império atlântico,quiçá brasileiro e africano,sob a tutela de nosso país.
Nascemos sob  a questão recorrente dos impérios,a administração financeira dos domínios pela metrópole.
Guevara propôs a trilateral dos países pobres,juntando América Latina, ,África e Ásia,onde já existia a guerra do Vietnã(tese dos "muitos vietnãs").
Forçar o imperialismo  a fazer  gastos militares infinitos a tal ponto que a metrópole quebre,era seu objetivo quando foi  ao Congo em 1965 e depois à Bolívia em 1967.
Sua estratégia era diferente daquela da época de Napoleão,porque esta era indireta,impossibilidade governar uma nação,enquanto que ele propunha uma direta confrontação com o imperialismo.
O mesmo raciocínio informa a Osma Bin Laden,que procura,com o terror,aumentar os gastos dos Estados Unidos à estratosfera,como é o caso da dívida americana,que remonta a 13 trilhões.
Osama,noAfeganistão,com a ajuda dos Estados Unidos de Carter,dirigiu uma guerra que drenou os recursos da União Soviética até extingui-la.
Muita gente não entende Gorbatchev.Eu concordo com a maioria que ele não era  o político mais hábil para a situação em que foi colocado.
Mas por instigação de Carter,e mais especificamente um seu assesor,polonês ultra reacionário Zgbiniew Brzerzinski,os velhinhos soviéticos,liderados por Brejnev,aceitaram esta guerra,sem pensar nas consequencias financeiras.
Ninguém entende porque Gorbatchev retirou o exército soviético do leste  europeu progressivamente.Era porque não tinha mais capital para mantê-los(Alexandre,o Grande,Império Romano).A chance dele de manter ou prolongar a URSS era ter acabado com a guerra até 1986,o que era impossível.
Derrotada a URSS,Osama quer ,com o terror,atingir o mesmo objetivo de Guevara,oferecendo uma alternativa muçulmana,que muita gente na esquerda  brasileira acha ótima...
Todo este quadro deve por para uma esquerda consequente,o fim dos impérios e o estabelecimento de uma comunidade universal de nações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário