segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O momento da consciência

Existem muitas teorias na tradição  revolucionária sobre o momento em que nasce a consciência e sobre como fazê-la nascer.Os revolucionários idealistas,aos quais Marx se afiliou na juventude,pensavam que o "momento"era aquele em que a consciência percebia a exploração,o sofrimento que ela causava.
Outros,mais materialistas,associam consciência e estômago  vazio.
A direita acredita que a cultura,a aquisição da cultura(erudição)propicia o seu sugimento;o catolicismo entende que o sofrimento de Cristo na Cruz induz à compaixão,que pode ser castradora ou fomentadora de rebeldia.
Enfim,várias teorias e várias discussões.De qualquer forma,sempre há necessidade de alguém fazer força para que os outros se agrupem em torno de idéias,para tornar possível a realização dos objetivos.
Nestas manifestações brasileiras ocorre o mesmo.As pessoas de bem,que levam cartazes com palavras de ordem que demonstram o crescimento(não o nascimento)da consciência do cidadão

FIFA GO HOME

QUERO,COMO PROFESSOR,O SALÁRIO DO NEYMAR

TROCO A COPA POR SAÚDE E EDUCAÇÃO PADRÃO FIFA

deveriam ensinar aos vândalos ,que quebram bancos,que esta não é a forma de fomentar a mudança,pois destruir não abre caminho.Aquele que destrói acredita que facilita este caminho para ele,mas ele mesmo não tem nada.Ficará,no meio da "Revolução",num deserto,na pregação do deserto,sem um Messias.
Assim eles precisam construir,aprender a.Por que não colocar faixas nos bancos do tipo:

ENQUANTO EU TRABALHO O BANCO ESPECULA

O BANCO SÓ ESPECULA,NÃO NOS AJUDA

SERVIÇOS BANCÁRIOS LERDOS,CORRUPÇÃO CERTA
?

Assim pensando,argumentando, poderiam  comunicar algo e conectando-se com outros sairiam da solidão em que se encontram.




Nenhum comentário:

Postar um comentário