sexta-feira, 27 de julho de 2018

Crivella:eu avisei


Agora muita gente que não sendo evangélica ,apoiou por oportunismo(“ ficar do lado da massa”)o bispo Crivella, está horrorizado,porque mesmo o pessoal crente não o está suportando mais.Todo cálculo politico foi por água abaixo.Mas eu avisei.
Isto porque todos entenderam Crivella como mais um político e não analisaram,como não analisam sempre,o contexto de sua eleição,que deriva da história recente do rio de janeiro,cada vez mais  um estado tomado pelas igrejas evangélicas.
Em um dos primeiros dos meus artigos postados eu falei sobre o livro de Robert Darnton,historiador das mentalidades,” O grande Massacre de Gatos” e com a leitura deste livro aprendi um novo sentido para a expressão “ previsibilidade do pensamento racional”,aplicada à ciência e à história.Aprendi os seus sinais.
Observar o cotidiano,em seus múltiplos aspectos, é uma tarefa obrigatória do pesquisador geral,em qualquer área,mas mais decisivamente na História.Há muito tempo que os evangélicos buscam o ensino religioso nas escolas,intentam criar um feriado para Lutero.Assim existe um projeto hegemônico destas igrejas.Estas Igrejas querem fazer uma  revolução protestante”,com todos os riscos que nós conhecemos.
As pessoas conscientes,os cidadãos,sabem que devem ir além desta “ revolução” e defender a cidadania.Cada um no seu quadrado.Como eu já disse o verdadeiro progresso é a separação da religião em geral do estado.O que supera o problema religioso é o estado láico.A crença pode unir as pessoas,mas a religião,como fenômeno humano-institucional,divide.A nação e a cidadania unem,mas a religião divide e fica ao sabor dos interesses.Como se viu na reunião de Crivella ,que cimentou o aborrecimento geral crescente no Rio.
Mas a desfaçatez de defender só o seu “ lado” está inserido num projeto geral conservador.Existe um processo golpista no Brasil e as igrejas fazem parte dele.Em nome da defesa  contra o avanço gayzista,contra um suposto “ avanço” ateísta(que não há),conservadores estão se unindo,usando como pretexto a questão da segurança.Sempre foi assim.
No início eu até formei com a visão anti-drogas das igrejas(e continuo),mas há que ver em todo este complexo de relações a verdade de que a esquerda,lutando pelo seu “ lado” também,o lado “ certo”(para Crivella o lado dele é o certo),fornece o incentivo para o conservadorismo.
O fato é que eu avisei que estas coisas podiam acontecer e estão piores do que eu pensava e não há perspectiva de melhora.
Esta história de que ele fez uma reunião pública comum e à vista de todos é só provocação,principalmente depois de um pedido mal fundamentado de impeachment,que só deu mais projeção ao prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário