sábado, 21 de julho de 2018

Os erros de Boulos e do Psol


A nave da esquerda continua a repetir os erros históricos.Desde Lênin e  a Revolução Russa o esquema da  tomada de poder” é este:idéias que devem ser impostas à massa,supondo que elas as aceitarão.O partido Bolchevique usa uma crise ,uma situação dramática e se coloca ,demagogicamente,no caminho dos interesses da massa que sofre com a crise.Não importa que o partido seja minoria,importa que esteja de acordo com esta massa.Não importa a necessidade de persuasão e convencimento desta massa,mas a oportunidade política.Dos stalinistas aos trotskistas o esquema é este.sempre o foi.
Os comunistas franceses ,no inicio  da década de ,70 fizeram uma aliança com os socialistas esperando chegar ao poder pelo descarte destes últimos.Sim porque desde Lênin,depois da tomada do poder e como base e consequência, o descarte do apoio das massas é essencial.
Foi isto o que motivou o PSTU ,em 2013,a  levantar o seu pavilhão.Felizmente o povo brasileiro já está mais esclarecido e vaiou a atitude ,tachando-a,justamente,de “ oportunista”,que é o conceito que deve definir todo este “ método” político usado desde 1917.
O que seria legítimo  é o que poucos partidos de esquerda fizeram no século XX:o trabalho de massas,o convencimento e persuasão da sociedade.
O que nós vemos nos setores de esquerda mais clássicos,representados pelo PSOL, é a continuidade do oportunismo e do idealismo impositivo.
Como não caracterizar a fala de Boulos no programa no  Roda Viva segundo este último conceito? Taxar os ricos é um projeto que nem partidos e setores mais fortes conseguiram fazer no Brasil.Como um partido isolado vai fazê-lo ? Faltou Boulos explicar quais as condições políticas ele vai criar para dar sustentação a algo tão difícil.Tal prova que a sua candidatura não é para ganhar de fato o poder,mas usar o momento eleitoral(burguês)para aparecer,quiçá fazer aparecer personalidades e não idéias ou o povo.
No primeiro caso a esquerda prossegue no uso da realpolitik ,que nunca deveria ter entrado nas hostes socialistas e comunistas,como parte que é do cinismo político burguês nacionalista.
O PSOL apóia Lula e o PT por “ afinidade”,mas ataca  sua plataforma política e econômica até aos fundamentos,a ponto de diluir esta “ afinidade”.Uma das poucas realizações positivas do governo de Lula e do PT foi a instituição da “ microempresa individual”,que hoje salva muita gente(de classe média)do desemprego absoluto.
Pois não é que o PSOL considera esta realização como “ afirmadora do capital” ?  Quer dizer a perspectiva do PSOL é a implantação do socialismo tradicional,estatocrático,após as inúmeras derrotas sofridas.Qualquer socialista médio,moderno,inclusive de inspiração gramsciana,admite formas de propriedade privada,propriedade individual,mas estes radicais se põem,mais uma vez,contra o próprio crescimento possível da esquerda.
O PT e Lula,Ciro e Boulos não devem participar das eleições, em nome da lisura e substância da próxima campanha eleitoral,que deve ser conduzida da maneira mais responsável e respeitosa ao país,por ser a mais importante dos últimos 50 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário