quinta-feira, 15 de junho de 2023

Lula conjuntura IV


A situação revela,como eu disse no último artigo,aquilo que eu já afirmara inumeras vezes sobre Lula e aqui eu repito para aprofundar este tema que considero muito importante como elemento de teoria e prática politicas:Lula está muito abaixo dos desafios históricos que se colocam diante,por falta de referências.Não estou dizendo falta de universidade ou de escola.Conhecemos lideres operários muito bem informados sobre os problemas politicos da classe trabalhadora,mas que sabem o contexto histórico em que eles estão situados.

Lula só vê a ponta do nariz.Mas não é só ele :grande parte de seus seguidores,quando falamos em classe média dão a desculpa de sempre para não construir um projeto nacional,que una a classe operária à classe média.Dias atrás Lula fez um projeto que segundo ele atrairia a classe média.Nem me lembro o que é,porque eu não falo desta visão comezinha e imediatista da politica.Lógico que propostas para a classe média são um caminho ou parte dele,mas eu falo fundamentalmente de uma visão geral,um discurso politico nacional,que é essencial para o Brasil sair da sua crise permanente,tanto econômica como politica.

Da mesma forma que a direita ,Lula e o PT propõem soluções para a classe média,segurança ,combate à corrupção e ,segundo eles,a referida classe rejeita e se volta para o fascismo.

Ora é dificil convencer a classe média de qualquer proposta se o Presidente apóia um esquerdista da velha escola como Maduro,que massacrou a classe média de seu país para ter o seu plano de continuísmo garantido.

Será que não dá para notar que a classe média brasielira sabe destas coisas e que tais propostas isoladas não são senão eleitoreiras e certamente enganadoras?

O processo de combate à corrupção se dá de que maneira?Não estou vendo.Não é de se educar a classe média com um projeto nacional em que a segurança se articula com a questão social?Uma proposta solta vai perder para o discurso destrutivo da direita que quer respostas mais firmes e às vezes matar bandido parece sê-lo.

Porque não educar a classe média,como outros povos fizeram?


Nenhum comentário:

Postar um comentário