quinta-feira, 29 de junho de 2023

O que é transformação realmente administrando o capitalismo

 


Os meus termos não são idênticos aos de Prestes ,quando voltou do exilio e foi apeado da secretaria-geral do PCB.Mas num sentido eu concordo com ele:os partidos de esquerda que voltaram do exilio capitularam diante do capitalismo e diante dos governos ,passando a agir como meu pai stalinista gostava de dizer,”administrando o capitalismo”.

A estratégia da esquerda nos ultimos 50 anos, e não só aqui no Brasil,não realiza reformas no sentido de superar em definitivo a questão social.

O que ficou de conquista no malfadado século XX foi o que a social-democracia pode fazer com calma e sem interrupções nos países “periféricos” ao primeiro mundo,ao concerto europeu e estadunidense(e asiático,com o Japão).

Sem este background maldito e histórico os países que se empenharam em se desenvolver puderam fazê-lo em uma geração,sem nenhum tipo de revolução sangrenta.

O que está por trás deste desenvolvimento real e que controla o capitalismo a partir do conceito real de “público” é a mudança real ,não o assistencialismo.

O estado previdenciário veio para ficar e é parte do processo histórico-geral para se chegar à utopia.Contudo ele não é senão parte do processo não o processo em si.

Algumas decisões politicas são atinentes a facilitar a mudança e é este o caso do welfare State,mas simultaneamente mudanças precisam continuar a ser feitas pelos governos e principalmente os de esquerda que por definição s e preocupam com a questão social.

De nada adianta dar um prato de comida por dia para o pobre e torná-lo além de miserável um dependente de um governo que deveria ajudar na sua emancipação.Eu disse ajudar .

A única coisa que vejo no governo Lula atual que é mudança é o pacto pela fome,que pretende acabar com ela em 30 anos.Isto sim é reforma e postura consequente de mudança e de esquerda,mesmo no âmbito do capitalismo,no afã de seu controle necessário.

Mas outras decisões têm que ser tomadas:a Finlândia conseguiu zerar a população de rua.Porquê o governo Lula não nomeia alguém para estudar esta vitória e começar a emplacar aqui no Brasil?Desta vez eu vou cobrar reconhecimento quanto a esta sugestão e quero que o projeto tenha o meu nome.


Nenhum comentário:

Postar um comentário