Tenho recebido na minha caixa postal contatos cada vez maiores de céticos
de todos os tipos,simpatizantes de Kant e de centristas,pessoas que buscam uma
politica de centro esquerda para o Brasil e o mundo.
Eu fui portanto o gatilho desta busca de uma renovação da esquerda,diante
deste mundo aí que repete o passado,por falta de vontade de mudar,em nome da
vida.
A renitência da esquerda,no mundo todo,reforça a minha convicção de que ela
continua egoísta e egocêntrica,achando
que está no lado certo e detendo em si o modelo definitivo de emancipação social.
As pessoas não entendem bem o que eu digo aqui:politica não é um
jogo,como a vida não é.
Às vezes o jogo e a vida se identificam,mas não são a mesma coisa.A vida
é sentido ,é construção e sentido e na politica ela busca solucionar problemas
sociais.
Com o paradigma da luta de classes,que já veio crescendo desde a
Revolução Francesa,a vida politica se tornou um maniqueísmo,uma luta entre o
bem e o mal:as pessoas que estão estabelecidas na sociedade estão do lado
errado e só conseguiram a sua legitimidade,às custas da maioria oprimida.
A vida,no entanto,mostrou que o problema é mais complexo.No inicio de
minha atividade de pesquisador eu citei um dos fundamentos de minha mudança em relação a estes esquemas
milenaristas,que me formaram também e com os quais militei parte da minha vida(de novo).
A maturidade,no entanto,mudou o meu curso numa direção compreensiva em
que a complexidade do real vai além do simplismo voluntarista destas posições
revolucionárias radicais.
Não abandonei de forma alguma a compreensão das imensas injustiças que
vemos todos os dias, mas não é assim:quem se preocupa com elas está do lado
certo e quem não está ,do errado.
Os ricos são maus e os pobres são bons.A vida não é assim.
Mas as esquerdas continuam reproduzindo este esquema tosco e tolo que não
só não resultou em nada,mas distorceu o
real e causou tantos problemas quanto a
sociedade que se quer superar.
Ninguém tem condições de conter em si um modelo perfeito de solução
politica dos problemas.
Ernst Cassirer mostrou o quanto isto é impossível e mais do que isto,tal visão inverte as coisas:a realidade concreta,social e politica
fica submetida previamente a este modelo,quando o contrário é ver a realidade
concreta,a experiência humana,para depois extrair as possíveis soluções que
levem em consideração esta realidade,onde estão as pessoas reais,com suas
escolhas.
É uma lição que deriva dos direitos humanos e do cidadão:esta plataforma
se identifica realmente com a sociedade e sua pluralidade.
Os modelos explicativos posteriores a 1789 ,raça,espirito do
povo,socialismo não alcançam esta pluralidade porque falseiam a realidade da
sociedade ,deixando de lado os direitos.
Não há como pensar a vida social em qualquer época sem o direito,sem a
mediação da norma,que é vista como um atraso,diante da vontade,mas no
fundo,pode ser mais rápida se a compreensão da sociedade se basear num esforço
legitimo de investigação.
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