segunda-feira, 6 de novembro de 2023

EU RESGATEI O CENTRISMO E O TROUXE PARA O BRASIL

 

Tenho recebido na minha caixa postal contatos cada vez maiores de céticos de todos os tipos,simpatizantes de Kant e de centristas,pessoas que buscam uma politica de centro esquerda para o Brasil e o mundo.

Eu fui portanto o gatilho desta busca de uma renovação da esquerda,diante deste mundo aí que repete o passado,por falta de vontade de mudar,em nome da vida.

A renitência da esquerda,no mundo todo,reforça a minha convicção de que ela continua egoísta e  egocêntrica,achando que está no lado certo e detendo em si o modelo definitivo de emancipação social.

As pessoas não entendem bem o que eu digo aqui:politica não é um jogo,como a vida não é.

Às vezes o jogo e a vida se identificam,mas não são a mesma coisa.A vida é sentido ,é construção e sentido e na politica ela busca solucionar problemas sociais.

Com o paradigma da luta de classes,que já veio crescendo desde a Revolução Francesa,a vida politica se tornou um maniqueísmo,uma luta entre o bem e o mal:as pessoas que estão estabelecidas na sociedade estão do lado errado e só conseguiram a sua legitimidade,às custas da maioria oprimida.

A vida,no entanto,mostrou que o problema é mais complexo.No inicio de minha atividade de pesquisador eu citei um dos fundamentos de  minha mudança em relação a estes esquemas milenaristas,que me formaram também e com os quais militei  parte da minha vida(de novo).

A maturidade,no entanto,mudou o meu curso numa direção compreensiva em que a complexidade do real vai além do simplismo voluntarista destas posições revolucionárias radicais.

Não abandonei de forma alguma a compreensão das imensas injustiças que vemos todos os dias, mas não é assim:quem se preocupa com elas está do lado certo e quem não está ,do errado.

Os ricos são maus e os pobres são bons.A vida não é assim.

Mas as esquerdas continuam reproduzindo este esquema tosco e tolo que não só não resultou em nada,mas distorceu  o real e causou tantos problemas quanto a  sociedade que se quer superar.

Ninguém tem condições de conter em si um modelo perfeito de solução politica dos problemas.

Ernst Cassirer mostrou o quanto isto é impossível  e mais do que isto,tal visão inverte as  coisas:a realidade concreta,social e politica fica submetida previamente a este modelo,quando o contrário é ver a realidade concreta,a experiência humana,para depois extrair as possíveis soluções que levem em consideração esta realidade,onde estão as pessoas reais,com suas escolhas.

É uma lição que deriva dos direitos humanos e do cidadão:esta plataforma se identifica realmente com a sociedade e sua pluralidade.

Os modelos explicativos posteriores a 1789 ,raça,espirito do povo,socialismo não alcançam esta pluralidade porque falseiam a realidade da sociedade ,deixando de lado os direitos.

Não há como pensar a vida social em qualquer época sem o direito,sem a mediação da norma,que é vista como um atraso,diante da vontade,mas no fundo,pode ser mais rápida se a compreensão da sociedade se basear num esforço legitimo de investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário