domingo, 26 de novembro de 2023

Nuvens negras(escuras) Na Argentina

 

A vitória de Milei no país vizinho é um novo desastre neste nosso mundo em que o rochedo e o mar se digladiam e o marisco,no meio ,se ferra(para não dizer um palavrão).

Confirma a tendência horrível de nossos dias:o ping-pong esquerda\direita inócuo e destrutivo.O ping-pong entre estas correntes mortas do passado que nos encadeiam nos erros reiterados.

Mas isto tudo é culpa de quem tem normalmente a iniciativa histórica de tratar dos problemas fundamentais:a esquerda.A esperança ,no inicio do governo Lula,de um governo nacional,se esvaiu progressivamente abrindo espaço,como eu previra,para a continuidade da direita.E a continuidade da direita é a sua eventual e permanente possibilidade de chegada ao poder.

Num país eivado de peronismo não esperava mesmo a vitória de um ultra-direitista.Não sei se esta vitória não vai sepultar de vez o general Perón.Uma cientista politica,logo depois da eleição,afirmou que o peronismo segue,mas eu não sei,assaltam-me dúvidas.

Apesar de não ser peronista ,a sua “ morte” eventual,seria um tremendo atraso,porque dele,da subsistência de uma esquerda,ainda que cheia de problemas,é a base da renovação que eu tanto preconizo.

Aqui no Brasil defendo um governo de centro esquerda e o PT ,se evoluísse,chegaria a este ponto,mantendo a esquerda numa progressão histórica benéfica e que poria um fim nas justificativas de crescimento da direita.A direita só cresce nos erros da esquerda e usando momentos de susto do povo quanto ao perigo “ comunista”,que não existe em lugar nenhum.

Mas este perigo vem sempre “ distorcido” por outras formas de “ diabolização”:o ataque à família,aos costumes médios do povo e assim sucessivamente,aqueles velhos chavões sobre os comunistas,que estes ajudam a valer.

Deste modo vamos estar ainda neste contexto e correndo risco,aqui no Brasil e nos Estados Unidos,de a direita,que eu sonhava sumir com a eleição do metalúrgico,ter grande chance de retornar ao poder e como eu disse em outra ocasião,a nossa sorte é que não tem nenhum quadro bom do lado de lá,uma Margareth Tatcher,por exemplo,porque senão nós estaríamos fritos pelos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário