segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

O judeu de direita

 

A Fala de Lula

As declarações de ontem,sábado,do presidente Lula comparando o que Israel faz em gaza com o que os nazistas fizeram aos judeus é um pouco perigosa para o Brasil e a sua posição de neutralidade humanitária,mas é verdade.

A minha impressão ,depois de muitos estudos sobre o judeu de direita,é que ele reproduz uma visão individualista de sucesso,associada ao dinheiro e ao capitalismo,que já devia estar superada e está em muitos setores judeus e liberais.

Explico:o sucesso individual  capitalista ,exaltado até 1929,foi norma de 1815 até mais ou menos neste período  da grande depressão.

Quando o fascismo deu as caras,principalmente o alemão,que veio depois desta crise,uma das suas ideologias formadoras era este individualismo tradicional,liberal antigo,pelo qual aquele que vence está legitimado e aquele que perde ,é assim mesmo,merece a sua posição,como um escravo moderno.

Parte dos capitalistas que tinham sido derrotados na quinta-feira negra(ou melhor:macabra)apoiaram Hitler porque este revigorou esta visão.

Os judeus de direita não o fizeram naturalmente,mas mantiveram esta postura que tem a ver com o fascismo e estes governantes atuais de Israel comungam ainda com esta visão vergonhosa e passadiça.

Penso ser este o liame entre o sofrido povo judeu e o fascismo.

Que Israel tenha uma direita tradicional,conservadora,tudo bem,mas um neonazismo é inaceitável.

O que Israel está fazendo em Gaza é sim igual ao que os nazistas fizeram contra os judeus e eu apelo para que faça uma auto-crítica disto tudo,de sua história,para que com esta iniciativa se acabe de vez com este problema e um dos efeitos da segunda guerra desapareça finalmente(levando-a também).

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário