sexta-feira, 13 de junho de 2025

A direita e a direita

 

Anos atrás fiz uma análise da origem histórica da direita e da esquerda modernas.Este momento é um pouco diferente daquele da revolução francesa de 1789.

Estamos agora em 1848,ao tempo da única tentativa real de uma revolução universal,mundial.E como eu explicara naquela ocasião,é muito comum em todas as revoluções,mas principalmente nas de esquerda,que grupos de oportunistas e arrivistas se aproveitem por interesse exclusivista e individual.

O nucleo da revolução de 1848 é de esquerda,uma esquerda idealista.Mas em torno dela grupos não pequenos de oportunistas estão presentes.

Não possuo condições aqui de dizer taxativamente que a revolução fracassou por causa destes grupos,mas de certo modo eles participam da derrota,quero dizer,como causadores,na medida em que,localizados mais na Alemanha,permitiram que o levante não se desse nos termos desejados,por exemplo,na França:uma classe operária pequena,uma pequena burguesia vacilante e outras fraquezas contribuiram sim para a debacle,que pôs fim à revolução mundial como um todo.

Mas a percepção destes oportunistas é de que a França abandonou o projeto e eles não estão totalmente errados não.Napoleão III usou o radicalismo de esquerda para subir ao poder,fazer alianças com a reação e depois dar um golpe sobre esta mesma esquerda.Ele usou o critério nacionalista francês para angariar apoio até em extratos mais pobres da população.

A direita moderna nasce deste oportunismo,sob o conceito de “Revolução Nacional”(que é a base futura do fascismo):já que os interesses nacionais se sobrepõem,nós vamos tratar dos nossos.

Com o crescimento do socialismo e do comunismo,esta revolução nacional foi se colocando progressivamente como anteparo anxti-comunista a este avanço.

Então,a direita moderna é só um grupo politico oportunista e disposto a destruir o socialismo.

Ela não tem nada a ver com a direita que nasce contra a revolução francesa e que apresenta figuras intelectuais importantes e válidas até,como De Bonald,De Maistre,Chateuabriand e que influenciaram outras subsequentes,como Ortega y Gasset e o nosso Nelson Rodrigues.

Por isto ,faço esta distinção entre esta direita intelectual e a politica,que é um bando de destruidores,igual a qualquer outro ,totalitário,inclusive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário