sábado, 14 de junho de 2025

Uma nota sobre IsraelxIrã e o papel do Brasil

 

O que eu tinha a dizer a respeito deste problema histórico,que nos mantém no século XX(contra o que disse Hobsbawn),já disse há muito tempo e ,na verdade,eu não tenho muita vontade de tratar de algo que é a mesma coisa há 80 anos(bis in idem).

Para não parecer,no entanto,alienado,algumas considerações,inclusive sobre o Brasil:nós devemos manter uma posição de neutralidade humanitária em face deste conflito.

Contudo,é possível ser retoricamente mais duro com Israel.Os mesmos comentários que eu fiz sobre Pio XII e os judeus ,faço aqui quanto ao governo Lula.

É possível diplomaticamente ser mais incisivo quanto a esta situação toda.

Mas solução,eu já disse,é algo que depende de um esforço de rutura com todas as razões e causas para esta guerra interminável.E a ruptura é no plano psicológico e emocional,visando ao futuro:existe um ressentimento de lado a lado,que é praticamente impossivel de pagar,como uma dívida de clube de futebol é.

A diplomacia brasileira,nos próximos anos ,podia bater nesta tecla emocional e psicológica,porque eu entendo que é por aí que se encontra uma solução.

E ao ressaltar este ressentimento com a dor que causa,tem-se a chance de ganhar as gerações futuras,que já sofrem hoje.Só de olhar para a continuidade futura deste martirio de lado a lado,a chance de convencer os posteros é grande,na medida em que terão uma vida de bem estar e segurança maiores.

Mas me irrita estes truques que estes articulistas usam em associar o que acontece localmente com a terceira guerra mundial,que parece mais uma expectativa de video-game do que fato real.

Uma terceira guerra mundial não é engraçada porque ela nos aniquilaria a todos mais de 100 vezes.

É igual à crise de 29:enquanto ela não se tornou comum,dentro do welfare state,qualquer crise econômica parecia nos conduzir ao passado.

Exceto por um detalhe eu perdôo estes articulistas,que deviam mais esclarecer do que assustar e chamar atenção para si:se eu tivesse que escolher um lugar onde uma bomba seria usada ,este lugar seria a distância entre o Irã e Israel e o que o impede é só o espraiamento do conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário