terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Bolsonnaro,o nosso Trump



A função histórica de Trump era só garantir com sua candidatura reiterada e inicial à Presidência da República,pelo Partido Republicano,que este ficasse sempre mais à direita e mais conservador.Obtida esta garantia ele se recolhia e retirava o seu pleito.
Obama,em certo jantar,humilhou Trump e este resolveu mudar de tática.Inteligentemente viu que o povo americano tinha necessidades e é conservador,para,apelando à nação,ganhar de Hillary.Com isso deu continuidade à hegemonia eventual da maioria estadunidense.
Aqui no Brasil nunca houve uma direita no sentido clássico do termo.Agora,com os erros da esquerda,tem.A figura de Bolsonnaro ,iniciando agora a sua campanha ,não vai chegar à Presidência,mas vai consolidar este tipo “ novo” de direita e esta força vai passar a jogar um papel extremo e com possibilidade de crescimento daqui por diante.
Este é um problema que impõe ,como já tenho dito, uma candidatura nacional,que dilua os extremos e defenda teses para o Brasil.Mas já é um peso que poderia ter sido evitado e que foi deixado pela administração catastrófica do PT:o populismo de direita.
É muito importante que o povo brasileiro entenda o perigo desta “ nova” realidade.Com os elementos de que dispomos,quais sejam,intervenção militar,ressentimento da classe média (até certo ponto justo[classe a que eu pertenço]),fica fechada a possibilidade de continuidade da crise econômica e do desemprego do Brasil.
No último programa do PT,foi atribuída esta crise a Temer,mas,muito embora eu não aprove Temer,NÃO É VERDADE ISTO!
Se a crise permanecer,com a presença desde agora de Bolsonnaro,que é claramente alguém despreparado para a função(como Jânio ,Dilma,Collor),as condições políticas  para algo pior do que estamos vivendo,são muitas.
Se por um lado Trump reconheceu algo que a esquerda deve reconhecer também ,a nação,por outro inspirou e inspira modelos de direita,inclusive este do Brasil.Uma direita que se pretende representar  a média  ética do Brasil,mas que não a representa,pois  o povo brasileiro nunca foi de direita,mas conservador,o que é coisa diferente.
Se houvesse um candidatura de direita escolada,boa ou uma Margareth Tatcher estaríamos em sérios apuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário