quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Reconhecer o estado palestino



A decisão horrenda de Trump põe em questão a ONU e as organizações internacionais,mas também o respeito que os palestinos têm demonstrado em negociar.Não é justo que o passado da luta palestina continue a culpabilizá-los e a colocá-los numa situação de “ parte má” de todo o processo de paz.
A modificação paulatina da estratégia dos palestinos não podia ser desqualificada como foi agora.Não importam decisões internas dos Estados Unidos,mas as decisões internacionais.
Este ato foi uma traição  aos organismos internacionais e aos palestinos ,que abandonaram as suas disposições terroristas para negociar.Foi feita por demagogia diante da comunidade judaica de Nova York.
Revela o ultra-nacionalismo que deriva da eleição de Trump e o seu evidente comprometimento com os cartéis da guerra.Pena que normalmente só se vai falar desta verdade depois do fim do seu governo,pelos especialistas do mundo todo e dos Estados Unidos...mas é uma verdade agora.
Normalmente considero o perseverar nos acordos a saída para uma provocação deste tipo,mas eu reconheço o direito dos palestinos de revidar,exigindo o reconhecimento do seu estado,de modo definitivo,como uma medida  de equidade.
Só não gosto(não é que não aprove)é fazer de Jerusalém a capital da Palestina,por causa  do problema religiosa que é de uma outra ordem.
Desde a década de 70 a decisão mais acertada para esta cidade é torná-la a capital religiosa do mundo,mas tanto um lado como outro se deixam levar pelo fanatismo religioso ,que não esconde o desejo de cada grupo de dar uma satisfação aos seus povos.
A minha posição na juventude sempre foi a de apoiar incondicionalmente a causa Palestina e isto não mudou.Contudo,entendo os direitos judeus como legítimos,embora realizados de uma maneira fascista,a partir do final da 2ª Guerra.
Antes da eclosão do conflito,nos anos 30,quem dificultou a evasão salvadora dos judeus foi o imperialismo britânico,cioso de suas posses.Com o crime do nazismo este fato adquiriu um significado importante,mas foi escondido pelas potências ocidentais.
Nos dias atuais,muita gente apóia,inclusive no Brasil, a causa da Palestina por oportunismo.Até candidatos à Prefeitura introduzem o “ problema”,quando os cariocas não são beneficiados ou prejudicados por ele.Isto contribui para a divisão da cidade,do brasileiro,que defende uma solução que beneficie os dois lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário