terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Crise fabricada?

Algumas pessoas que lêem os meus artigos acham que eu uso demais a intuição,no lugar da ciência,das regras metódicas do conhecimento,mas a intuição sempre fez parte do método,pois não existe racionalidade absoluta.
Mas a crítica é válida no sentido de que evidentemente a intuição não é prova cabal de nada.Muitas vezes o desenho de determinados acontecimentos politicos se me apresenta muito claramente,mas para os outros não passa de especulação.A especulação é girar em torno da hipótese,que na ciência natural e social tem o seu lugar.
O que,no meu entender,cristaliza uma atitude pessoal de certeza com relação a certos fatos politicos é o fundamento moral das coisas.
Esta crise toda de Bolsonaro,Bebianno,família Bolsonnaro é tão absurda que só a minha intuição para lhe dar sentido.Como é possível colocar no governo pessoas assim tão desarticuladas,para não dizer despreparadas para governar,incapazes de entender a responsabilidade de seus cargos?
Não é possível que depois de Janio ,Delfim Moreira,Dilma,Collor, não tenhamos aprendido nada.Só a intuição para construir uma lógica neste imbroglio todo,mas eu me recuso a acreditar no caráter aleatório de toda esta situação que põe em xeque a condição de governabilidade do Presidente ,o qual se mostrou mentiroso e desastrado nos últimos dias.
Como um Presidente mente assim?Como usa um whatsapp sem nenhum cuidado?E bate boca com um subordinado que o diminui,chamando-o de Capitão,sem respeito nenhum à condição institucional da presidência?
Na época do confronto Truman/Mac Arthur o que mais a imprensa estadunidense especulava é que havia um desiderato de golpe por parte do militar.
Porque eu não posso especular e usar a intuição para dizer que isto tudo é de caso pensado para colocar os militares no poder?
O que define toda esta entourage que entrou aí é que cada um é laranja de alguém e não há como não dizer que o Presidente é o maior dos laranjas porque ele parece ter sido colocado na cadeira presidencial para viabilizar a relação desgastada militares/poder.
E esta situação atual surrealista parece ser uma queimação metódica e cuidadosa para encaminhar o vice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário